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★ Pensando fora da tela

VR/AR/MR ou XR não são apenas uma forma de entretenimento, eles são uma fronteira de como os profissionais de marketing se envolvem com os consumidores

Em parceria com

//Por Thiago Toshio Ogusko

Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) são dois dos maiores disruptores que já atingiram os setores de marketing e publicidade. Junte isso com a integração da inteligência artificial, da neurociência e da biologia e você terá um coquetel de imensas oportunidades.

A realidade virtual nasceu em 1987. A realidade aumentada como um termo nasceu em 1992. Agora, esses termos se tornaram mainstream e isso é antes de falarmos sobre 360-vídeo, hologramas, realidade mista e realidade estendida. Onde XR abrange tudo: vídeo 360 ​​graus, realidades aumentadas, virtuais e mistas que continuam a evoluir e se misturar em nossas vidas cotidianas.

XR mantém a promessa de obter um alcance extenso. À medida que a tecnologia imersiva continua a amadurecer, ela se tornará facilmente acessível, porque todas as realidades acabarão se sobrepondo, o que significa que a mudança de VR para AR ou MR acabará sendo uma experiência perfeita em XR que é a convergência de todas as realidades, os usuários precisam poder acessá-lo em um dispositivo. Uma solução temporária são os smartphones, que já desfrutam de ampla adoção, mas um único wearable XR chegará ao mercado no futuro. Será capaz de alternar facilmente entre o nosso mundo e o virtual.

Nos próximos 10 anos, os supercomputadores que se encaixam em nossos bolsos poderiam ser miniaturizados para ficarem confortavelmente em nossos rostos durante todo o dia, enquanto retêm e expandem suas capacidades atuais. Quando adicionamos computação quântica, aprendizado de máquina, IA, big data, armazenamento em nuvem e velocidades sem fio combinadas de 5G/6G+ e Wi-Fi super-poderoso, o mundo da hiper-realidade parece muito menos ficção e mais como profecia.

Exemplos de marketing XR que você vai querer roubar para 2019

A Lowe decidiu intervir e ajudar os proprietários de casas — ou entusiastas recreativos de bricolage — com uma clínica virtual de treinamento de habilidades que usa o headsets HTC Vive, que guia os participantes através de uma experiência visual e educacional sobre como melhorar a casa.

A varejista fast-fashion Zara introduziu uma experiência de realidade aumentada em sete de suas lojas nos Estados Unidos (120 no mundo todo), que visa engajar seus consumidores de uma forma totalmente nova.

O Facebook (que patrocina o único evento brasileiro sobre VR/AR que acontece dia 27 de outubro em São Paulo) está oferecendo aos anunciantes novas maneiras de exibir seus produtos, inclusive com realidade aumentada.

Esses anúncios parecem anúncios normais no feed, mas incluem uma opção “Tocar para experimentar”, o que abre os recursos de AR. E claro, se você gosta do jeito que fica no AR, você pode ir em frente e comprar o produto.

O que torna essa tecnologia diferente de outros métodos de marketing é o nível de engajamento que o público pode ter ao interagir com uma marca. Ao contrário das peças impressas, ou mesmo dos métodos digitais ou sociais, o marketing com realidade aumentada e realidade virtual abriu caminho ao criar realidades alternativas que parecem ser mais uniformes para o que uma pessoa experimentaria no mundo real. Ao fazer isso, permite que as marcas se integrem como parte do dia a dia do cliente. Mas, assim como qualquer outra ferramenta ou abordagem, a fim de garantir que seja eficaz, os profissionais de marketing não devem esquecer como essas ferramentas suportam seu objetivo original e o mercado-alvo.

Fazendo a lição de casa

Muitas iniciativas BR tem ganhado força com grupos e eventos que vem conectando os elos da cadeia criativa e produtiva XR.

O XRBR é um hub sem fins lucrativos, criado por profissionais e apoiado por empresas de forma totalmente voluntária e apaixonada para unir esforços e impulsionar este emergente e desafiador mercado brasileiro.

Eventos como o Hyper Festival Brazil 2018, que tem a próxima edição no dia 27 Outubro 2018 em São Paulo, apresenta as melhores experiências imersivas, debates e games VR criando novas oportunidades para atingir o público nacional.

Leitores B9 tem DESCONTO ESPECIAL no Hyper Festival com esse link: https://www.sympla.com.br/hyper-festival-brazil-2018__317240?d=B9_Hyper2018

Esses canais tem a missão de inspirar e fomentar a indústria e novas ideias de marketing usando realidade aumentada e realidade virtual que forneçam valor e utilidade para os consumidores.

As possibilidades para os profissionais de marketing são infinitas. Eventos virtuais e aumentados, promoções aumentadas, experiências multijogador, economia virtual, bitcoin, compras aumentadas, guias de instruções virtuais, pop-ups aumentados, VR social, pesquisa de mercado aumentada e produto desenvolvimento, co-criação de VR. Imagine o que ele fará para aplicativos baseados em localização.

Para criar o futuro de como os consumidores interagem com as marcas. Os profissionais de marketing devem analisar com antecedência como essas e outras tecnologias emergentes se cruzam. Eles mudarão fundamentalmente o processo de tomada de decisão do consumidor em seu setor.

Bem vindo a XR! É hora de pensar fora da tela!

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