Facebook admite ter compartilhado dados de usuários com fabricantes de smartphones • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook admite ter compartilhado dados de usuários com fabricantes de smartphones

Documento enviado por senador americano ao The New York Times prova que empresa facilitou acesso de fabricante às informações pessoas dos usuários

por Soraia Alves

O jornal The New York Times revelou uma carta enviada pelo Facebook ao Congresso americano no mês passado na qual a empresa admite ter compartilhado dados de seus usuários com fabricantes de smartphones. No comunicado, a rede social também assume que não fiscalizou o que era feito com essas informações.

Segundo o documento, que foi dado ao jornal pelo senador americano Ron Wyden, no começo de 2013 o Facebook estabeleceu parcerias com sete fabricantes de smartphones, a fim de que esses tivessem acesso à “Experiência Facebook”, o que facilitaria o acesso das fabricantes a dados de usuários da rede social.

Os acordos foram feitos pegando como gancho um decreto de 2011 do Federal Trade Commission (que funciona como a Anatel nos Estados Unidos). No decreto, o Facebook se compromete a ceder dados necessários para que os aplicativos de empresas funcionarem corretamente.

Ainda em 2013, uma auditoria da PricewaterhouseCoopers, aprovada pelo governo americano, investigou as parcerias do Facebook com a BlackBerry (na época RIM) e a Microsoft. Essa auditoria detectou que a fiscalização do Facebook era falha, mas isso nunca foi comunicado ao usuários afetados. Aliás, o número de pessoas afetadas também não foi divulgado.

Tudo seguiu igual até que em 2016, o Facebook estabeleceu mais parcerias com outras empresas, incluindo a Cambridge Analytica, que resultou no vazamento de dados de, aproximadamente, 87 milhões de usuários da rede social, originando o famoso escândalo que levou Zuckerberg a dar explicações n Congresso dos Estados Unidos.

Em comunicado oficial, o Facebook disse que leva “a sério a ordem de consentimento do FTC e há anos nos submetos nossos sistemas a avaliações profundas”. Já para o senador Ron Wyden, é difícil acreditar no Facebook: “Não é o suficiente apenas aceitar a palavra do Facebook de que eles estão protegendo nossas informações pessoais”

.

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.