Itaú, Bradesco e Skol seguem líderes do ranking de marcas brasileiras mais valiosas em 2018 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Itaú, Bradesco e Skol seguem líderes do ranking de marcas brasileiras mais valiosas em 2018

Assaí é a grande estreante na edição deste ano da pesquisa da Interbrand, que ainda atesta a ascensão do personal branding no mercado

por Pedro Strazza

A Interbrand divulgou ontem (21) em evento realizado no Cubo Itaú a nova edição de seu ranking anual de marcas mais valiosas do mercado brasileiro. E de acordo com a pesquisa feita pela empresa de consultoria global, pouca coisa mudou em nosso mercado nos últimos 12 meses, a ponto do top 10 se manter inalterado em relação ao ano passado, ainda sendo encabeçado por Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Natura, Antarctica, Petrobrás, Vivo e Cielo completam o pódio.

A grande novidade da lista deste ano fica para a Assaí, empresa de varejo que fez sua estreia no ranking da Interbrand ocupando a 23° posição com um valor de 459 milhões de dólares e no lugar da Hering, que do 18° lugar no ano passado desapareceu na escalação deste ano.

Confira abaixo o ranking completo das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2018”:

De acordo com o estudo, quinze das 25 marcas listas apresentaram uma variação positiva em relação ao ranking do ano passado, mas apenas quatro cresceram dois dígitos percentuais em seus valores: a Magazine Luiza, que aumentou seu valor em 50% e é o crescimento mais expressivo de uma marca desde 2013; a CVC (21% de valorização), a Porto Seguro (12%) e a Localiza (10%).

A pesquisa da Interbrand ainda revela que o valor total do portfólio das empresas que compõem o ranking cresceu 2,7% e se aproximou dos 120 bilhões de reais, mas que nove das 25 marcas perderam valor de 2017 pra cá. Dado este cenário, o top 5 da lista ficou ainda mais poderoso economicamente e representa cerca de 75,8% do valor total da pesquisa – contra 75,3% da concentração financeira do ano passado.

“A perda de confiança das pessoas nas instituições atingiu o universo corporativo na medida em que a reputação de algumas empresas era colocada à prova. As grandes marcas presentes nesta edição do ranking representam exemplos de superação desse cenário e demonstram que o desafio agora é outro” explica a diretora geral da Interbrand São Paulo Daniella Bianchi sobre as conclusões do estudo; “Mais do que entregar produtos e serviços customizados, as marcas vencedoras conhecem profundamente a maneira como seus clientes se comportam e são movidas pelo desejo de serem úteis, de criar produtos e serviços que realmente solucionam a vida das pessoas. Elas nos mostram que é preciso estar preparado para interceptar o futuro e realizar movimentos ‘icônicos’ e de curto prazo como resposta às necessidades de um consumidor cada dia mais exigente”.

Outra conclusão importante que Bianchi denota sobre o ranking é a ascensão do personal branding, que este ano ganhou um estudo próprio na Interbrand intitulado “A Era do Eu”“Não é algo novo, mas o personal branding nunca esteve tão em evidência e tão próximo do mundo corporativo. Inclusive, muitas marcas levam o nome de seus fundadores, como é o caso daquela com o maior crescimento no ranking: a Magazine Luiza, fundada por Luiza Trajano, um símbolo de um processo natural e histórico de construção de marca. Em alguma medida, dá para afirmar que o branding nasce do personal branding” explica a executiva.

Para mais informações sobre a pesquisa do ranking e conferir o estudo “A Era do Eu”, clique aqui

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.