Clicky

Feliz dia do caminhoneiro… quer dizer, da mídia social!

30.jun.2010

O Mashable inventou que hoje, no mundo inteiro, é o dia da mídia social e vai organizar encontros pelo mundo todo. O problema é que, como foi marotamente notado pela Bia Granja, hoje também é dia do caminhoneiro no Brasil. Aí já viu, né? Tudo é motivo de piada no Twitter e hoje não podia ser diferente.

O @tozzini foi o primeiro que eu vi twittando com a tag #caminhoneirosocial, então fica aqui no B#9 — a churrascaria de estrada das redes sociais — a pergunta: qual frase de caminhão vai bem com seu blog, Twitter, YouTube?.. Joga nos comentários ou no Twitter mesmo.

Não é de hoje que fazem piada com o trabalho de mídias sociais no Brasil. Todo dia aparece alguém dizendo que é uma grande besteira esse papo de mídia social, que todo mundo se diz especialista mas não faz nada, que é trabalho de blogueiro desocupado etc. Normalmente é gente que ou não entende o que significa mídia social ou que está vendo o seu trabalho em outras mídias desvalorizado. Ou as duas coisas. Porque, só para ficar no exemplo simplório, se existem roteiristas especializados em TV, rádio ou cinema, por que não podemos ter profissionais especializados em mídias digitais e sociais?

Sim, tem muita gente fazendo besteira por aí, não só em mídia social mas em praticamente tudo na vida. O principal erro de estratégias em mídias sociais é tentar imitar o modelo de mídias mais antigas. É buscar o burburinho e a sacadinha, é tentar fabricar celebridades para controlá-las, é comprar opinião. Mídia social, eu sempre digo, não é festinha para blogueiro, não é post pago, não é “mande sua cartinha para a caixa postal 1234 respondendo: qual a marca que diverte e dá prêmios?” Ao ver ações assim eu, confesso, digo que não trabalho com mídias sociais. Por outro lado também costumo dizer que o que mais me atrai neste mercado é que daqui 5… 10 anos as pessoas vão estar seguindo as regras que estabelecermos hoje — não com posts de blog como este mas com resultados concretos.

Mídia social é a plataforma de todos. É a roberto marinhozação de todos, como diria o mestre Marcelo Tas. Por isso selecionei esse parágrafo de ninguém menos que Wagner “Mr Manson” Martins, um cara que não só está sempre zoando os profissionais de mídias sociais como de vez em quando também gosta de fazer ações de puro buzz, usando as mídias sociais só como mais uma plataforma de mídia espontânea para suas guerrilhas. Manson, assim como eu, está nessa desde a internet a vapor. Ou, como ele gosta de dizer, a internet moleque, a internet arte, a internet com dois pontas abertos.

Se estivéssemos olhando uma série histórica de dados mostrando o barateamento dos meios de produção de cerveja a preços tão ridículos a ponto de tornar possível a sua democratização, estaríamos discutindo a “cerveja social”.  Ou se houvesse indícios de que uma turbina eólica de geração de energia elétrica, que hoje custa U$ 10 mil, custará U$ 0,10 daqui a 20 anos, poderíamos começar a  divagar sobre o mundo da “energia social”.

— Wagner Martins, Marx explica o que é Mídia Social

Então não vou ficar aqui fazendo comparações chorosas entre profissionais de mídias sociais e caminhoneiros. O dia é de todo mundo, profissional ou amador, essa galera que está justamente promovendo a era do amador.

Feliz dia para você, seja você das mídias sociais ou da estrada. Se cruzar comigo na estrada dá uma buzinada!

Comente