Clicky

Vale do Rio Doce muda de logo e nome

29.nov.2007

A Companhia Vale do Rio Doce apresentou hoje no Rio de Janeiro a sua nova marca, que a representará em todo mundo.

O logo foi criado pela empresa norte-americana Lippincott Mercer, especializada em branding e design, em parceria com a brasileira Cauduro Martino.

A empresa vai abandonar também as expressões “Companhia Vale do Rio Doce”, “Rio Doce” ou a sigla CVRD. A decisão levou em conta a brasilidade, a força, a simplicidade e a sonoridade do nome “Vale”, que será usado em oito idiomas.

Roger Agnelli, presidente da mineradora, disse sobre a nova marca: “Em qualquer lugar do mundo, a pronuncia Vale é fácil. Vale significa valor. É um nome curto e de fácil fixação. O logo, eu vejo um coração, porque adoro essas coisas de emoção. Pode ser um simbolo de infinito. Ao mesmo tempo, é um símbolo de vale e de uma mineração a céu aberto já em seu plano final. Se colocar de cabeça para baixo, parece o triângulo de Minas Gerais.”

valelogo.jpg

A Vale vai investir US$ 50 milhões nos próximos quatro anos para alterar todos os logotipos e nomes da empresa ao redor do mundo.

Para divulgar a nova marca no Brasil, a agência África inicia nesta noite uma série de teasers na TV e nesta sexta-feira, 30, nos principais jornais convidando para ‘um batismo’. No domingo, 2, entrará no ar o filme “Surgimento”, que revelará o nome do batizado com o jingle criado pelo próprio Nizan Guanaes com o refrão “Todo brasileiro gosta de dar um apelido”, em referência ao nome Vale. A campanha terá seqüência na mídia impressa e também no exterior.

O leitor Vinícius Theodoro, que enviou a notícia, chamou atenção para a similaridade da nova identidade da Vale com o logo do Banco Real, incluindo cores e tipologia. Já eu, chamo atenção para a bela viajada de Roger Agnelli na explicação/justificativa da marca.

| Com M&M e O Globo

Comente