CHIADO5

Portugal insere QR Codes nas calçadas para promover turismo

26.set.2012

A agência MSTF Partners, de Lisboa, em parceria com a BIN e a Lobo Mau, criou uma campanha que combina tecnologia e tradição histórica para promover Portugal mundo afora. Utilizando pedras de calçada e o trabalho dos calceteiros – uma profissão quase extinta -, os criativos elaboraram QR Codes que, quando fotografados, ofereciam conteúdo relevante para os usuários logo após a mensagem: “Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa”.

Mas, fazer isso somente em uma rua de Chiado, em Lisboa, é fácil, pois os turistas já estão lá. Seria preciso levar aquela ideia para outro lugar. Foi assim que começou a remoção das pedras com mais de 500 anos de história para a cidade mais visitada do mundo, Barcelona. Quem teve curiosidade para fotografar o QR Code na Espanha ganhou uma noite grátis em um hotel português.

O vídeo dá a entender que os QR Codes feitos com pedras de calçadas portuguesas serão levados para outros lugares do mundo, inclusive Rio de Janeiro. É esperar para ver.

 

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  • Fantástico !!! Original !!!! Parabéns !!!!!

  • Tui Falcão

    fantástica interseção entre tradição e tecnologia

  • Daniel Mattoso

    Imagina isso em Ipanema? rs

  • Eu acho horroroso isso. Calçadas foram criadas para serem bonitas, para compor o ambiente urbano. QR Code é um negócio feio demais, agressivo quando colocado assim no passeio público. Para mim é a tecnologia estragando a tradição somente para fazer um videocase. A campanha não funciona além de poluir visualmente a área onde for aplicada.