Clicky

Bundamolismo

16.fev.2006

Você sabe o que é bundamolismo? Talvez você não tenha percebido, mas o mercado publicitário brasileiro foi dominado por esse terrível mal.

Assista abaixo ou acessando aqui.

| UPDATE: Não vou entrar no mérito da qualidade do viral. Primeiro porque não seria capaz de ser imparcial nesse sentido, e outra porque ele não foi feito para ser engraçado e apenas isso.

Porém, vocês não concordam que a publicidade brasileira está carecendo de ousadia, de inovação, frescor? A culpa não é de alguém, é culpa é de todos nós. Tanto publicitários, como anunciantes, Conar e até estudantes de comunicação são culpados pela falta de criatividade e o falso moralismo que está instalado no mercado.

Não é preciso ir muito longe pra descobrir porque nosso trabalho está ficando aquém do prestígio que o Brasil sempre teve em publicidade. Basta observar o que está sendo feito mundo afora, em agências independentes que, por ousarem, estão sendo consideradas as melhores da atualidade.

Devemos parar pra pensar porque elas são chamadas de agências do futuro. Vou ficar só em um exemplo constante aqui no Brainstorm #9: a Wieden+Kennedy. Toda semana tem alguma ação fantástica da agência, com integração entre as mídias, uso da internet como aliada e trabalhos que são entretenimento para o consumidor, não um simples comercial invasivo e chato.

O mercado, as mídias, o comportamento das pessoas muda a todo instante. Acho que mais do querer fazer graça, o “bundamolismo” é um chamado para nos fazer pensar.

Não acham?

Comente