Chegará em breve ao Kickstarter a Lix, uma caneta 3D que permite criar objetivos no ar

Uma mistura de caneta com 'pistola de cola quente', que ajuda a criar artes tridimensionais

11.abr.2014

Desenhar no papel poderá ser coisa do passado, ao menos se depender do entusiasmo dos fundadores da Lix, uma caneta 3D que permite criar objetos e obras de arte no ar.

LIX-art

No que parece uma mistura de caneta com pistola de cola quente, a Lix precisa ser plugada em uma fonte de energia (que pode ser a porta USB do seu computador) e receber filamentos de um material que se solidifique rapidamente – pode ser PLA, com base vegetal, ou plástico ABS – e então a ‘mágica’ acontece. Basta deslizar a caneta no ar, usando um papel ou estrutura como base, para começar a ‘rabiscar’ em 3D.

Grosso modo, a Lix é basicamente uma impressora 3D de traço livre, o que pode ser uma ótima ferramenta para artistas. 

compartilhe

A Lix tem pouco mais de 16 cm de comprimento, 1,3 cm de diâmetro e pesa cerca de 35 gramas, oferecendo uma maior facilidade de manuseio. A capacidade de transformar os rabiscos em arte parece estar fundamentada na estabilidade da mão de quem desenha – como o líquido da caneta está aquecido e rapidamente se solidifica, é necessário ter um traço consistente e preciso para criar as formas no ar.

lix-art-2

A previsão é de que a Lix chegue ao Kickstarter no dia 24, a um custo inicial de 140 dólares. Os filamentos de PLA ou ABS podem ser adquiridos em lojas que fornecem material para impressoras 3D – cada 10 cm do filete corresponde em média a 10 minutos de rabiscos no ar, e o custo do quilo é de cerca de 30 dólares.

Grosso modo, a Lix é basicamente uma impressora 3D de traço livre, o que pode ser uma ótima ferramenta para artistas.

lix-doodle-air

Comente

  • Felipe

    Ideia muito legal mas não tão nova. Ano passado a 3Doodler arrecadou mais de US$ 2 milhões com um produto muito parecido. A diferença principal é que ela é sem fio. Segue link:
    http://the3doodler.com/

    • jacquelinelafloufa

      Felipe,
      Sim, tem razão, o conceito de uma caneta 3D não é novo. O que é novo é ela efetivamente parecer uma caneta – vc há de convir que a 3Doodler é uma monstrenga, né? A Lix tem mais cara de caneta do cotidiano, mais fininha e discreta.

      • Paulo Jemile

        eu quero as duas :3

  • Anonimous

    Tem bastante utilidade para quem é artesão, só vejo isso como utildade para essa caneta.

  • AFONSO

    daí eles farão como o ÓCULOS RIFT,recebe milhares em doações para desenvolverem seus projetos e depois vendem para uma empresa maior…e seu dinheiro doado so servirá para encher o bolso do criador do projeto…. ¬¬

  • Irina Soares

    Como faço para encomendar uma caneta para Portugal?