6WHbsFa.0

Logos de patrocinadores da Copa do Mundo são alterados em protesto contra abusos no Catar

Após denúncias de abusos contra trabalhadores do país, designers pressionam marcas a se posicionarem

28.maio.2015

Não tem sido uma semana fácil para a FIFA. Além das notícias de que vários dirigentes da instituição foram detidos na Suíça devido à uma investigação de corrupção, a entidade também está tendo que lidar com diversas denúncias de abusos trabalhistas no Catar, país que deverá receber a Copa do Mundo de 2022.

Segundo diversas reportagens, as condições de trabalho no Catar são das mais deploráveis, com muitos associando-as com uma espécie de escravidão moderna (!) Trabalhadores nepaleses estariam falecendo com frequência assustadora, chegando a uma morte a cada dois dias (!!)

quatar-world-cup-2022-human-rights-abuse-brand-support-logo-2__880.0 tpNgEtx.0

Pressionando as principais marcas patrocinadoras a se posicionarem sobre esse assunto, designers se reuniram para alterar logos e campanhas de marcas como Coca-Cola, Adidas, Visa, McDonald’s, Sony, KIA, e tantos outras, associando-as às péssimas condições de trabalho do Catar.

quatar-world-cup-2022-human-rights-abuse-brand-support-logo-3__880.0 WlEjOeD.0

O impacto visual é incrível, e nem mesmo a última campanha da Coca-Cola, que transformou os laços da marca em soquinhos amigos passou ilesa: foi rapidamente transformada em duas mãos algemadas, remetendo às condições análogas à escravidão dos trabalhadores do país-sede da Copa de 2022.

Apesar das promessas do governo do Catar de melhorar a situação dos trabalhadores, a Anistia Internacional é enfática ao dizer que o país “promete pouco, e entrega menos ainda”. Quem sabe agora, com a reputação das marcas em jogo, algo possa acontecer.

i5ubaMB.0 n9Uojtk.0

Comente

  • Goodtimes

    Ahh, vão se Catar…

    • Pedro de Moraes

      Damn

  • Eowfenth

    Vale notar que a maior parte dessas imagens foram feitas por usuários do reddit, normalmente feitas em contas throwaway.

  • Mael Santos

    MC Donald’s condenando abuso trabalhista? Gente?

  • PhilCardman

    Ué? E a Nike não vai se pronunciar não?

  • Muito foda!