Racismo

ONG veicula mensagens racistas em outdoors pelo Brasil

Criola e W3haus mapearam a localização de injúrias na internet

10.nov.2015

Motivados pelas agressões racistas sofridas pela jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju do Jornal Nacional, a ONG Criola decidiu expor as mensagens preconceituosas em outdoors pelo país.

Junto com a agência W3haus, mapearam a localização dos comentários e estão veiculando as injúrias nas cidades em que se originaram, como Porto Alegre, Americana, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Recife e Vila Velha.

A intenção da campanha, além da reflexão, é mostrar que o racismo virtual tem consequências reais, algo que muitos parecem não ter noção. De acordo com um relatório da SaferNet, mais de 86,5 mil casos de ódio a negros e outras etnias foram relatados em 17.291 sites, um aumento de 34,15% em relação a 2013.

Veja algumas das peças abaixo, e mais no site racismovirtual.com.br

racismo2
racismo3
racismo4
racismo5
racismo6

Comente

  • Paulo Hilson

    Gostaria que funcionasse, mas infelizmente, pessoas que acabam por refletir no assunto são pessoas que já tem consciência do mesmo. Quem for racista (o alvo da campanha) provavelmente vai ler, concordar e até dar risada. E fica por isso mesmo.

    • Marcus Vinicius Lima Martins

      Eu tinha essa mesma percepção, de que não fazia muito sentido pregar para já convertidos. Porém campanhas como essas, que enfatizam que ser racista (ou vociferar qualquer outro preconceito) não será mais aceito tornando positiva sim, a campanha.

      • Paulo Hilson

        Então, acho que faltou na campanha justamente o “não será mais aceito”. Faltou algo impactante, direto e talvez tão agressivo quanto o comentário racista. Talvez substituir o texto do link “curtir” por um “chega dessa merda”? Do jeito que está, estão apenas retransmitido a ofensa e como escrevi antes, impacta quem já tem consciência… entretém quem não tem. Mas é só o que eu acho…

  • netuh

    Preconceito é muito ruim!

    Em um patamar muito inferior… errar onde fica Recife no mapa também é… =(

  • Eric Magliaro Prieto

    Não gostei do modo que a manchete foi fraseada… Achei que era sobre uma ONG sendo racista em seus outdoors.