iron-man-jarvis

Mark Zuckerberg quer criar inteligência artificial inspirada em Jarvis, de “Homem de Ferro”

Desafio do ano para o criador do Facebook

4.jan.2016

Agora que tirou 4 meses de licença-paternidade, Zuckerberg vai ter bastante tempo extra entre uma troca de fralda e outra. E para passar o tempo, o criador do Facebook pretende fazer um novo desafio anual: desenvolver uma inteligência artificial para ajudá-lo na sua residência. A inspiração, segundo Zuckerberg, foi o assistente inteligente mais conhecido dos filmes da Marvel, o Jarvis.

Segundo o post em seu perfil, todo ano ele se dá um desafio e em 2016 não seria diferente – mas é consideravelmente mais difícil do que ler dois livros por mês. Zuck diz que pretende começar simples, pesquisando o que já existe e ensinando a inteligência a controlar itens da sua casa, como as luzes e temperatura. Depois pretende até implementar um leitor facial, para permitir que seus amigos possam entrar na sua residência.

Esse não seria o primeiro contato de Zuckerberg com um projeto de inteligência artificial. Em agosto do ano passado, o Facebook começou testes do o M, um assistente virtual que entende linguagem natural e ajuda usuários nos EUA – a diferença é que o M também recebe intervenção de pessoas de carne e osso, não só da própria inteligência.

Claro que ainda há bastante tempo entre ele desenvolver sua I.A. e ela chegar no patamar do Jarvis, com comandos holográficos e compatibilidade com todos os objetos inteligentes de uma casa. Mas não duvido que esse seja o objetivo final de Zuck, afinal de contas ele têm o Oculus no bolso.

Comente

  • gandralf

    Os departamentos de marketing estão a mil!