Nissan surpreende com comercial que homenageia a concorrência: Chevrolet, Ford e Dodge

Marca lança pick-up nos Estados Unidos lembrando que está no ombro de gigantes

15.jan.2016

Você certamente já viu – e aposto que gosta – campanhas de marcas que fazem piada com suas concorrentes. Essas disputas sempre geram atenção, e ao mesmo tempo que causam polêmica também não passam despercebidas pelo público.

Porém, não é todo dia que testemunhamos justamente o inverso. Ao invés de provocar, uma marca que celebra a concorrência.

Essa foi a corajosa decisão da Nissan nos Estados Unidos, como estratégia para lançar a pick-up Titan XD. O comercial “Shoulders of Giants” (no ombro de gigantes) relembra os veículos da categoria que fizeram história no passado.

Em tom dramático, a marca agradece Ford, Chevrolet e Dodge. “(…) gigantes que nos mostraram como ser o que poderíamos ser e como chegar lá”.

Não se trata apenas de uma homenagem, é claro. Apesar do respeito, a Nissan se coloca como o futuro. Ao mesmo tempo que diz “obrigado” para as concorrentes americanas, afirma: “Nós enxergamos o caminho adiante”.

É um jeito brilhante da montadora japonesa abrir seu espaço em território estrangeiro. O próprio veículo é apelidado de American Titan, e o comercial deixa claro que é inteiramente produzido nos Estados Unidos:

Designed in California. Engineered in Michigan. Tested in Arizona. Assembled in Mississippi. Powered by Tennessee and Cummins in Indiana.”

A criação é da TBWA\Chiat\Day.

Comente

  • Fica bem claro o tom de “vcs ficam por aqui, pessoal. Até logo e obrigado pelos peixes..”, mas mesmo assim a homenagem é clara e válida. Muito bom!

    • Newton Cavagni Facchini

      Exato. “Obrigado por tudo o que vocês fizeram, agora deixem com a gente”.

    • Leonardo Rodrigues

      kkkkkkkkkk

  • zoopeer

    Agradecimento aos mestres ‘do passado’…… hehhee

  • Laboran Hugo

    Digna do Superbowl

  • Rafael Joaquim Alves

    O principal ponto parece ser a ligação com a cultura americana, do tipo: “somos de fora, mas aprendemos com vcs então não tem motivo para preocupação, manteremos o estilo americano”

  • Muito legal. Essa iniciativa! Reconhecer valores mesmo no cenário de alta competitividade! Show!

  • Me lembrou este comercial da audi https://www.youtube.com/watch?v=dMh8nn7_DN0

  • Aqui no Brasil quem não lembra da homenagem do SBT aos 50 anos da TV GLOBO? Esse tipo de propaganda mostra maturidade e respeito.

  • Comercial digno de um Titan =D

  • Rodrigo Nakabayashi

    Enquanto isso no Brasil…..

  • Foi uma homenagem sim e ao mesmo tempo foi uma tentativa cinematográfica de mostrar que essas marcas ficaram para trás.
    É perceptível a ideia apenas com a parte final do texto “Thank you. We see the way forward”, uma provocação elegante, ainda sendo dentro de uma homenagem.

  • Gustavo Dreyer

  • Adriélly

    Conseguiram homenagear outras marcas e mostrar que agora eles que vão fazer todo o trabalho ao mesmo tempo… Surpreendente…

    Visite meu projeto para divulgar Relações Públicas no Brasil
    Fb.com/alunaderp

  • WILLIAM HADDAD

    No entender….se não houvesse concorrência…EU NÃO TERIA APRIMORADO O MEU….