whatsapp-thumb

WhatsApp reformula modelo de negócios e vai permitir que empresas se integrem com app

Taxa anual também será extinta

18.jan.2016

O WhatsApp anunciou hoje a reformulação do seu modelo de negócios e é algo bastante significativo. A primeira grande mudança é que o serviço vai deixar de cobrar uma taxa anual de 99 centavos de dólar aos usuários (que nem sempre era cobrada e não estava disponível em todas as plataformas). Mas a maior mudança é mesmo que o aplicativo vai oferecer integração com empresas e negócios.

Soa familiar? Esse é o mesmo esquema que o Facebook, dono do WhatsApp, já oferece através do Facebook Messenger para certos estabelecimentos. A diferença é que no WhatsApp, as companhias terão acesso direto ao número de celular do consumidor (provavelmente apenas após permissão dele) e poderão entrar em contato sem precisar de enviar mensagens de texto, podendo até fazer ligações direto pelo aplicativo.

No blog oficial do WhatsApp, eles dizem que mesmo com o cancelamento do programa de assinatura, não irão exibir anúncios. E os testes com ferramentas para empresas devem começar já este ano, citando como exemplo “quando bancos precisarem se comunicar com você sobre uma potencial transação fraudulenta” ou ainda “se uma empresa aérea quiser avisar sobre um voo atrasado”.

Até agora o WhatsApp nunca teve uma plataforma aberta, o que dificulta a criação de aplicativos de terceiros que se integrem com o serviço. E veja bem: dificulta, mas não impede de forma alguma – já existem ferramentas e sites clandestinos que se integram no WhatsApp, o que explica a ocorrência de SPAM no aplicativo. Com a sua ferramenta própria, o WhatsApp pretende aumentar a utilidade do app sem irritar seus quase um bilhão de usuários.

Comente

  • Capixaba

    Preocupem-se com a segurança…já que bancos vão entrar na parada…

  • No dia que eu receber mensagem de banco ou qualquer outra empresa eu caio fora do App…..
    O que eles tem na cabeça? já não basta os SMS dessas empresas enchendo o saco.

    • Mariana Neri

      … Já não basta todas aquelas imagens feitas no Paint com bebês desejando bom dia, que as tias insistem em enviar todo santo dia?

      • felizmente não tenho esse tipo de pessoa nos meus contatos rsrrs

    • Heloiza Melo

      Calma, fera. Você só vai receber se autorizar.

  • Renan Mateus

    Fui no mercado e vi a chamada da matéria no televisor acima do caixa, corri pra ver do que se tratava e não é nada preocupante…

  • Richard Amaral

    O pessoal também cria muito caso.
    É lógico que as empresas deverão seguir o CDC.
    Pra quem não sabe, basta cadastrar seu número de telefone no procon e as empresas não poderão enviar mensagens e nem ligar para o seu celular oferecendo serviços e/ou produtos.
    Agora a ferramenta funcionando como mais um canal de comunicação entre cliente/fornecedor é uma excelente aposta e totalmente saudável.
    Eu particularmente não vejo problema nenhum em ser notificado sobre saque na minha conta, compras com cartão, aviso de vôos, entre outros.
    Bem melhor e mais útil que correntes petulantes, pornografias, etc.

  • Rodrigo Rodrigues

    Boa tarde pessoal, gostaria de apresentá-los o novo app que está revolucionando o mundo de mídias sociais, está entre os apps mais baixado nos últimos meses pelos brasileiros, se chama conx2share, ele é um aplicativo móvel gratuito para toda a sua comunicação digital, com recursos de comunicações inovadoras e fáceis de usar. CONX2SHARE e seu aplicativo do futuro. Disponível para Android e iOS. Abraços

  • Pudera, o WOWAPP ALEM DE GRATUITO DEVOLVE 70% DOS LUCROS DA EMPRESA PROS USUARIOS. O WHATAS ESTA PERDENDO TERRENO POR ISSO TOMOU ESSA DECISÃO: CADASTRO NO WOWAPP: https://www.wowapp.com/w/clicwebclub/Albino-Grana

  • leoleonardo85

    “citando como exemplo “quando bancos precisarem se comunicar com você sobre uma potencial transação fraudulenta” ou ainda “se uma empresa aérea quiser avisar sobre um voo atrasado”.

    A gente sabe que só ver ter empresa entrando em contato pra vender produto.

  • Eduardo de Souza

    Olá Rafael, ótimo texto! Aproveito a oportunidade de te apresentar a nossa plataforma de atendimento via WhatsApp a ComTodos, muitas tarefas e atividades podem ser automatizadas em nosso sistema, convido você a fazer um teste: http://www.comtodos.com.br/site/