J.J. Abrams

SxSW 2016: J.J. Abrams não quer que você assista filmes no celular

O pesadelo de qualquer contador de histórias cinematográficas

16.mar.2016
SxSW 2016

Assim como um rockstar, J.J. Abrams entrou no ballroom D do Austin Convention Center metralhado por flashs. E saiu rodeado por uma multidão pedindo autógrafos. Ele estava acompanhado de Andrew Jarecki, criador e diretor da excelente “The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst”, da HBO.

O papo de ambos não teve nada de revelador, mas promoveram um app chamado KnowMe, e J.J. mostrou o primeiro trailer de “Westworld”, que adiciona bastante ao teaser lançado em agosto do ano passado.

Me chamou atenção, porém, quando Abrams disse que assistir filme em um smartphone é um pesadelo para qualquer contador de histórias. Ele foi questionado sobre o tema pois “Star Wars: O Despertar da Força” está prestes a ser lançado na iTunes Store, e com isso seu filme estará em muitas mini-telas por aí.

Abrams relativizou ao acreditar no poder das narrativas de envolver o espectador. “Já vi filme no meu celular, mas como a história me sugou, na minha memória é como se tivesse assistido em uma tela grande”. Ele disse que compreende as vantagens do consumo no smartphone, mas que som e imagem nunca vão ser ideais, e qualquer um que faz filmes sempre vai pedir:

Por favor, não veja o meu filme desse jeito!”

Fiz um livestreaming do debate quase na íntegra no Facebook do B9. Som e imagem estão bem longe do padrão J.J., mas dá pra entender (e ver no celular sem culpa):

J.J. Abrams e Andrew Jarecki no SxSW #BrasilatSXSW

Publicado por B9 em Segunda, 14 de março de 2016

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

Comente