Clicky

Instagram oficializa mudança para novo feed baseado em algoritmo

Instagram oficializa mudança para novo feed baseado em algoritmo

A partir de agora a timeline será apenas customizada

por Rafael Silva

Em março desse ano o Instagram provocou um leve caos generalizado entre seus usuários ao anunciar que o feed do aplicativo não seria mais cronológico. A mudança, que deixa o Instagram mais com a cara do Facebook, foi bastante criticada e na época a reclamação dos usuários pareceu surtir algum efeito, atrasando um pouco a mudança. Mas ela inevitavelmente foi oficializada ontem.

Em um post nessa quinta-feira no blog do Instagram, eles avisam que a maioria dos usuários já devem estar com esse novo feed ativado – e quem ainda não tiver, em breve será migrado para o novo. Segundo a empresa, o algoritmo que determina o que é mostrado será “baseado em fatores como o quão recente foi publicado, as interações do usuário com a pessoa que publicou e se ela vai achar interessante”.

O objetivo do Istagram é aumentar o engajamento dos usuários com as fotos e vídeos, então exibindo no topo aquelas posts que eles tendem a interagir primeiro pode ser uma maneira eficiente de chegar nesse objetivo. Mas ao mesmo tempo, ele pode perder os fãs da plataforma que estão acostumados a navegar horas e horas no feed para ver o que perdeu.

A alternativa para minimizar os efeitos da mudança já foi descoberta e bastante clamada pelos influenciadores e marcas da plataforma: ativar as notificações de novo post dos perfis que mais interessam ao usuário. Só que essa solução está bem longe de ser eficiente.

Compartilhe: