Como usuários do Twitter estão usando parenteses no nome para combater o neonazismo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Como usuários do Twitter estão usando parenteses no nome para combater o neonazismo

Trollar antissemitas com símbolos nunca foi tão fácil

por Rafael Silva

Nos últimos dias percebi uma grande quantidade de usuários no Twitter estão colocando três parenteses de cada lado nos nomes. Inicialmente achei que era um meme passageiro mas ao pesquisar mais a fundo vi que tratava-se de algo um pouco mais sério. Eles estão combatendo o neonazismo.

Pode parecer que estou invocando a famosa lei de Godwin, mas é verdade. Segundo uma reportagem do site Mic.com, o uso dos parenteses é uma tática adotada por um grupo de supremacia branca chamado “the alt-right” que comete abuso contra judeus na internet. Eles usavam até agora uma extensão do Chrome chamada “Coincidence Detector” para rastrear sobrenomes judeus em redes sociais, armazenar os nomes em uma lista e exibir parenteses ao lado deles para que os neonazistas saibam quem atacar. O padrão foi percebido pelo jornalista do The New York Times, Jonathan Weisman, quando ele mencionou no ano passado que recebia várias replies com seu sobrenome entre três parenteses.

Após a publicação da reportagem denunciando a prática, o Google removeu a extensão da loja, que havia sido baixada por cerca de 2,5 mil pessoas e tinha uma base de dados de 8,8 mil nomes. Como mesmo assim ela ainda continua funcionando e pode ser distribuída livremente, Yair Rosenberg, um dos redatores da revista online judia “The Tablet” deu uma ideia interessante a seus seguidores no Twitter: colocar manualmente parenteses ao redor do nome.

Assim, sempre que neonazistas navegarem no twitter e repararem alguém com parenteses nos nomes, eles não saberão se foi a extensão que incluiu ou se os símbolos foram inseridos manualmente. Isso acaba tornando a extensão inútil e impede que o grupo possa atacar efetivamente quem é judeu.

A tática parece ter funcionado: um dia depois de ter sugerido a mudança, Rosenberg diz

que recebeu milhares de emails e mentions enfurecidos de supremacistas reclamando da “apropriação cultural” (usado aqui ironicamente) do seu símbolo.

LEIA MAIS SOBRE:
Via:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro