Rede social pedia o primeiro filho dos usuários nos termos de serviço - e ninguém ligou • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Rede social pedia o primeiro filho dos usuários nos termos de serviço – e ninguém ligou

Site era parte de um estudo para provar que ninguém realmente lê os termos de serviço

por Rafael Silva

Se você precisava de uma prova de que ninguém realmente lê os termos de serviço dos sites onde se cadastram, um estudo recém-publicado pode ser o que você procura. O estudo foi conduzido pela dupla de professores americanos Jonathan Obar e Anne Oeldorf-Hirsch, que criaram uma rede social falsa chamada NameDrop. Eles então enviaram o site a 543 estudantes, que acreditaram que o site era real – e pelo menos 399 deles se cadastraram sem nem mesmo ler os termos de serviço.

Os termos diziam que os usuários que se cadastrassem concordavam em entregar seu primeiro filho para a empresa dona do site. Não tem um filho ainda? Sem problema, o mesmo texto dizia que ele poderia ser entregue até o ano de 2050. E além disso, na política de privacidade, os usuários concordavam em ter seus dados enviados diretamente para a NSA e para os seus futuros empregadores. Dos estudantes que realmente clicaram nos termos e supostamente leram o texto, boa parte deles se cadastrou de qualquer jeito.

Importante lembrar também que já existem alguns serviços que simplificam a vida de quem não lê os termos de serviço mas se importa em saber o que cada um deles diz. O TOSDR, por exemplo, classifica cada um dos TOS de sites conhecidos e entrega bullet points de alguns deles, dizendo se eles respeitam direitos autorais do conteúdo que é criado pelos usuários ou se rastreiam o comportamento deles por cookies (foi nele que descobri que a OLX não permite excluir a conta). Então a desculpa de um termo ser longo demais já não cola.

Segundo a dupla, eles já tinham uma idea de que a famosa frase “Li e concordo com os termos de serviço” poderia ser a maior mentira da internet, mas a pesquisa ajudou a solidificar essa teoria com dados. Só fico um pouco com o pé atrás com o fato de que no experimento, os estudantes foram informados de que a universidade estava trabalhando em parceria com a rede social, o que pode ter causado uma confiança por transitividade. Mas ainda é um estudo fascinante assim mesmo. Ele está disponível para ler na íntegra neste link

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro