Clicky

Este pendrive é capaz de testar HIV em menos de 30 minutos

Com 95% de acerto, dispositivo foi criado por cientistas de Londres

10.nov.2016

Fazer um teste de HIV atualmente requer ir até um laboratório e esperar três dias pelo resultado. Mas cientistas do Imperial College de Londres criaram um dispositivo para realizar o exame em casa em menos de 30 minutos.



USB HIV

Basta conectar o gadget USB num computador, que é capaz de analisar uma gota de sangue com impulsos elétricos, assim como os já populares testes de diabetes. Ou seja, tão simples quanto usar um pendrive, só incluindo a leve dor de uma picadinha.

Segundo estudo publicado na revista Nature, o dispositivo se mostrou confiável, com 95% de acerto quando comparado com testes de laboratório.

Criado em parceria com empresa DNA Electronics, o pendrive permite monitorar constantemente a quantidade de HIV no sangue, uma medida essencial para o sucesso do tratamento com medicações retrovirais. Além disso, reduz o custo e permite a realização de testes em regiões remotas.

O próximo passo, segundo os cientistas, é permitir a mesma facilidade para o exame de outros vírus, como a hepatite, por exemplo.

Comente