Clicky

Facebook testa inserção de propagandas no meio dos vídeos

Plataforma busca gerar lucro ao criador de conteúdo

9.jan.2017

Já faz algum tempo que o Facebook vem investindo intensamente em vídeos. Talvez com o objetivo de alcançar o YouTube, a rede social fez mudanças nos algoritmos para privilegiar esse tipo de conteúdo – e até forçou o autoplay, “resolvendo” a questão de número de visualizações. Ao que tudo indica o próximo passo é a monetização dos clipes – e isso chega em breve.

De acordo com fontes do Recode, o Facebook vai começar testes de um formato de propagandas no meio dos vídeos, formato já testado nas transmissões ao vivo. Os requisitos são que o conteúdo possua pelo menos 90 segundos de duração, e o espectador tenha assistido pelo menos 20 segundos. O lucro será dividido em 55% para quem publicou e 45% para a rede social, ou seja, a mesma proporção oferecida pelo YouTube.



A implementação desse método de publicidade é um grande marco para os criadores de conteúdo que desejam publicar seus vídeos no Facebook, já que a renda até agora era baixa (ou inexistente na maioria dos casos) quando comparada às outras plataformas. A falta de monetização era uma das maiores pedras no caminho, embora o Facebook já permitia conteúdos patrocinados.

Ainda não se sabe ao certo quando esta opção estará disponível aos usuários, mas é bom o YouTube ficar atento, visto que diversos criadores de conteúdo já começaram ao menos a postar os vídeos em ambos os sites.

Comente