Clicky

Novo aplicativo da Microsoft narra o mundo real para os cegos

Ele identifica notas de dólar, códigos de barra, documentos e até rostos!

12.jul.2017

A Microsoft disponibilizou hoje o Seeing AI, aplicativo que por meio da câmera do smartphone descreve a realidade aos cegos. Seu funcionamento é bastante simples: basta selecionar uma categoria (disponível na parte inferior da tela) e apontar a câmera para um objeto e pessoa que ele faz o resto.

Apresentado pela empresa como protótipo em março do ano passado, o Seeing AI usa basicamente de uma inteligência artificial que roda no celular e pode ser útil em diversas situações. Além de reconhecer seres humanos – que podem ser pessoas conhecidas ou mesmo estranhos, que ele identifica pela adivinhação de idade e emoções – o aplicativo também lê códigos de barras e documentos e sabe diferenciar notas de dólar. Tudo isso usando da mesma tecnologia desenvolvida para produzir carros que dirigem sozinhos e drones, por exemplo.



Além disso, o Seeing AI funciona quase que totalmente sem a necessidade da internet, já que seu sistema e aplicações mais básicas são instalados no celular. Apenas recursos como descrever uma cena do cotidiano e reconhecer caligrafia requerem uma conexão estável com a rede, já que se tratam de experimentos iniciais com o programa.

O aplicativo, porém, ainda só está disponível nos Estados Unidos e para o sistema iOS, sendo que não há previsão de lançamento para o Android e de sua chegada aos outros países.

Comente