#WhereisMyName: campanha quer resgatar identidade das mulheres no Afeganistão • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

#WhereisMyName: campanha quer resgatar identidade das mulheres no Afeganistão

No país islâmico falar o nome feminino em público é considerado ofensa

por Gabriel Ribeiro

No Afeganistão as mulheres ainda são tratadas como segundo escalão. Uma prova disso é que a cultura local encara como algo negativo até mesmo pronunciar o nome de mulheres em público. Uma campanha online que ganhou a internet nos últimos meses quer tentar reverter esse quadro. #WhereisMyName joga luz em um tema complicado que ainda é presente em alguns países de origem islâmica.

O que para nós do ocidente é normal, no Afeganistão pode ser considerado uma ofensa. Um homem, por exemplo, ao se referir a esposa não pronuncia o seu nome. Ao citá-la ele utiliza expressões como ‘mãe das crianças’, ‘minha família’ e, em algumas regiões do interior, termos mais pejorativos, como ‘minha cabrita’ e até ‘minha galinha’.

Outras pessoas ao se referirem a uma mulher na rua não a chamam pelo nome. Termos como ‘cabeça preta’ e ‘tia’ (alguma semelhança como o Brasil) estão entre as expressões utilizadas. Da certidão de nascimento até o túmulo o nome de uma mulher não é revelado.

Do online para o offline

A campanha foi iniciada por jovens do país com o objetivo de resgatar a identidade das mulheres afegãs. No Twitter já são mais de 1,5 milhão de menções à hashtag #WhereisMyName.

O esforço já conseguiu o apoio de pessoas ligadas a diversas áreas: de homens do parlamento a artistas locais. Ultrapassou também a barreira do online, sendo debatida em canais de TV ao redor do mundo. O New York Times e o The Independent foram algumas das mídias que fizeram questão de abordar a campanha.

No entanto, a caminhada ainda é longa. Setores conservadores do Afeganistão contestam a publicidade ao redor do #WhereisMyName. Para eles, o nome feminino é sagrado e campanhas deste tipo só contribuem para acirrar o conflito entre homens e mulheres.

Mudar uma cultura enraizada durante séculos não é tão simples. Mas a internet está aí para dar o start. Vimos isso em revoluções como a Primavera Árabe. Agora contribuindo para devolver a identidade das afegãs.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro