Empresa chinesa compra 100% da brasileira 99 e mudança deve acirrar rivalidade com Uber

A startup brasileira 99 vendeu 100% de suas ações para a empresa chinesa Didi Chuxing, mais conhecida como “Uber chinês”. O negócio teria sido fechado respeitando o atual valor de mercado do aplicativo, estimado entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.

A informação é do Estadão, mas a 99 não fez nenhum anúncio oficial sobre a negociação, alegando que só se manifestará quando oportuno. Segundo apurou o jornal, a compra só não foi anunciada ainda porque os termos precisam ser devidamente finalizados.

A Didi Chuxing já tinha quase 50% das ações do aplicativo brasileiro, depois que investiu mais de US$ 100 milhões no app durante o primeiro semestre do ano passado, enquanto o grupo japonês SoftBank investiu outros US$ 100 milhões.

Com o novo contrato inteiro da Didi Chuxing, qualquer outra empresa deixa de ser acionista do 99.

99 é maior concorrente do Uber no Brasil

Criada pelo paulistano Paulo Veras, o 99 atendia por 99Taxis

quando surgiu em 2012. A mudança do nome veio em 2016, quando o Uber já era uma realidade no país desde 2014, e a empresa viu a necessidade de adequar o seu modelo de negócios para se manter relevante na competição.

Atualmente, o app tem mais de 200 mil motoristas cadastrados e 14 milhões de passageiros que utilizam seus serviços.

A transação com a gigante chinesa deve aumentar ainda mais a competição entre 99 e Uber, que segue como líder no mercado de transporte por aplicativos no Brasil.

A Didi Chuxing pretende investir no melhoramento do 99, assim como fez com outros aplicativos rivais do Uber na Europa, Ásia e Estados Unidos, a fim de acabar com  hegemonia do Uber.

Entre as melhoras, recursos que utilizam realidade virtual já estão cogitados.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Cultura

Netflix joga pesado no Tudum com Frankenstein de del Toro, mais Wandinha e finais de Squid Game e Stranger Things

O Netflix transformou seu evento Tudum em vitrine de blockbusters com primeiros teasers de algumas das produções mais caras do…

23 horas Atrás
  • Criatividade

Lynx transforma “coçar o saco” em ação de marketing com outdoor “coça e cheira”

A Lynx (Axe no Brasil) acabou de elevar (?) a mídia OHH ao transformar o gesto masculino mais universal em…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Boticário transforma São João em mega operação de marketing territorial pelo 9º ano

O Boticário vai entrar em modo full São João pela nona vez consecutiva. A operação 2025 inclui patrocínio de mais…

4 dias Atrás
  • Social Media
  • Tech

Canguru com passagem de avião é o Papa Balenciaga dos vídeos de IA e inaugura nova era dos deepfakes virais

Você certamente viu. Um canguru segurando educadamente sua passagem aérea enquanto espera embarcar. A cena, que parece saída de uma…

4 dias Atrás
  • Negócios
  • Tech

NY Times fecha acordo de IA com Amazon enquanto mantém processo contra OpenAI

O New York Times acaba de fechar um acordo peculiar: vai licenciar seu conteúdo editorial para a Amazon treinar suas…

4 dias Atrás
  • Criatividade

Toblerone transforma birra fake em viral de 50 milhões de views

Se você viu no TikTok a menina surtando porque a mãe voltou de viagem sem Toblerone, relaxa – você foi…

5 dias Atrás