Clicky

Aos Fatos e Facebook fecham parceria para ajudar a combater fake news na rede social
fatima003.jpg.1860x550_q85_box-03581920926_crop_detail_upscale

Aos Fatos e Facebook fecham parceria para ajudar a combater fake news na rede social

Bot de inteligência artificial tem previsão de ir ao ar no Messenger em junho

por Pedro Strazza

O site de fact-checking Aos Fatos anunciou hoje que está desenvolvendo em parceria com o Facebook uma ferramenta para ajudar os usuários de redes sociais a separar notícias falsas das verdadeiras. Apelidado de “Fátima”, o projeto é uma inteligência artificial desenvolvida para o Messenger que atuará como orientador sobre as formas de evitar o fake news na internet.

Apelido carinhoso de “FactMa” (este por sua vez uma abreviação de “FactMachine”), “Fátima” foi criada visando o período de eleições que o Brasil passa em 2018, onde a desinformação deve vingar como principal arma para angariar votos e sangrar candidaturas. Usando da metodologia de checagem de informações do Aos Fatos, o bot passará por algumas etapas de desenvolvimento e implementação, inicialmente servindo de auxílio aos usuários no processo de verificação de informações para depois se tornar uma ferramenta interativa de distribuição do conteúdo checado.

Além dessa ferramenta, o Aos Fatos e o Facebook também já estão elaborando outras iniciativas no combate ao fake news. De acordo com o anúncio oficial, a rede social implementará o “Vaza, Falsiane!”, um curso online contra notícias falsas voltado ao público geral. Desenvolvido por Ivan Paganotti, Leonardo Sakamoto e Rodrigo Ratier, o curso contará com vídeos curtos e institucionais sobre diferentes assuntos (incluindo personalidades, memes, listas e testes) e buscará ampliar a competência do usuário para a leitura de notícias e o debate na rede.

“Fátima” tem previsão de ir ao ar em junho deste ano.

Compartilhe: