Clicky

Facebook encerra "M", assistente virtual que mescla Inteligência Artificial e humana
Facebook-M

Facebook encerra “M”, assistente virtual que mescla Inteligência Artificial e humana

Pouca utilização da plataforma levou ao seu encerramento

por Soraia Alves

O Facebook divulgou um comunicado anunciando o fim do “M”, um assistente virtual que mescla Inteligência Artificial e mão de obra humana e que tinha o papel de garantir que as recomendações enviadas pela plataforma aos usuários estivessem corretas.

O recurso foi lançado em 2015, integrado ao Messenger e será descontinuado no dia 19 de janeiro. Segundo a empresa, os funcionários que trabalharam até agora no projeto serão remanejados para outros setores dentro do próprio Facebook, sem demissões.

No comunicado, o Facebook chama o “M” de experimento e garante que os resultados pretendidos com ele foram alcançados. Esses resultados serão usados ​​em outros projetos internos da empresa envolvendo Inteligência Artificial.

A ideia original do “M” é que o sistema aprendesse, com as dicas dadas pelos funcionários, a responder às variadas mais consultas e solicitações de assistência por parte do público através do Messenger. Com o tempo, o assistente seria ainda mais sofisticado, chegando a se tornar algo semelhante à Siri, da Apple.

O grande problema com o “M” é que as pessoas pouco o utilizaram de fato, principalmente, por haver outros meios mais práticos e que podem ser usados para conseguir o mesmo resultado. Assim, a pouca utilização da plataforma acabou gerando o seu encerramento.

Compartilhe: