Stephen Hawking: sua contribuição para além da Ciência, lições e as homenagens para o gênio

O físico britânico Stephen Hawking, o cientista mais brilhante de sua geração, morreu nesta quarta-feira (14/03), aos 76 anos.

Além de sua genialidade e contribuição extremamente significativa para a Ciência com temas como a origem do universo, Hawking ficou conhecido como exemplo de determinação por enfrentar desde os 21 a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que destrói os neurônios motores, e por continuar suas pesquisas mesmo com os movimentos totalmente comprometidos.

Um, lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo em seus pés. Dois, nunca desista do trabalho. O trabalho dá sentido e propósito e a vida fica vazia sem ele. Três, se tiverem a sorte de encontrar o amor, lembre-se que está lá e não jogue fora.” – [ABC News, 2010]

A cultura pop também utilizou o cientista por diversas vezes como referência. Em 1993, ele apareceu no episódio “Descent”, da sexta temporada de “Star Trek”, interpretando ele mesmo ao jogar pôquer com Isaac Newton (John Neville) e Albert Einstein (Jim Norton).

A série “The Big Bag Theory” também contou com a participação de Stephen Hawking por duas vezes, em 2011 e 2017.

“The Simpsons” (claro) entra na lista. O cientista esteve 4 vezes no seriado (1999, 2004, 2006 e 2010), sempre representado como ele mesmo. Em 1999, ele chegou a declarar que “Os Simpsons é o melhor da televisão americana“.

Outro desenho que Hawking também apareceu várias vezes foi em “Futurama”. Há ainda a aparição, em 2014, no documentário “Monty Python: O Sentido da Vida ao Vivo“.

Já o documentário “Uma Breve História do Tempo”, de 1992, mostra a vida e desenvolvimento do trabalho do físico, assim como a versão cinematográfica “A Teoria de Tudo”, que rendeu o Oscar de Melhor Ator a Eddie Redmayner.

O meu conselho para outras pessoas com deficiência seria, concentre-se em coisas que sua deficiência não o impede de fazer bem e não se arrependa das coisas com as quais interfere. Não seja desabilitado em espírito e fisicamente.” – [The New York Times, 2011]

A influência de Hawking também se estendeu à música, principalmente com sua participação na faixa “Keep Talking“, do Pink FloydDavid Gilmour ouviu a voz de Hawking em um comercial da British Telecom, comprou seus direitos e utilizou na música.

Homenagens

Desde o anúncio oficial de seu falecimento, Stephen Hawking tem recebido diversas homenagens por sua genialidade e contribuição com o desenvolvimento da humanidade. Muitas artes especiais chamaram atenção pela sensibilidade.

Mas, talvez uma das mais significativas tenha sido a homenagem feita pela Universidade de Cambridge, onde era professor lucasiano emérito.

O vídeo traz um discurso do próprio Hawking

Para lembrar

Stephen Hawking desafiou as probabilidades e deixou ensinamentos que vão além da Ciência, afinal, um verdadeiro gênio sempre nos traz lições da vida em geral. Por isso, separamos algumas das frases do físico que guardaremos com carinho e inspiração sempre:

A vida seria trágica se não fosse engraçada
[The New York Times Magazine, 2004]

Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana.” [BBC, 2014]

Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente.
[The New York Times Magazine, 2004]

A vítima deveria ter o direito de terminar sua vida, se quiser. Mas acho que seria um grande erro. Mesmo que a vida possa parecer ruim, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança.” [Sobre a eutanásia]

Estamos em risco de nos destruir por conta de nossa cobiça e estupidez. Não podemos permanecer olhando para dentro de nós em um planeta pequeno e crescentemente poluído e superpovoado.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Lacta contrata Selton Mello para vender chocolate como “solução para tudo”

A Lacta decidiu que o problema da vida moderna tem uma solução de 30 gramas: chocolate. A nova campanha com…

2 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

iFood escala Abel Ferreira para “treinar” entregadores (e a metáfora é exatamente o que você está pensando)

O iFood decidiu que a melhor forma de atrair entregadores é tratá-los como jogadores de futebol em busca de títulos.…

11 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Google e LATAM testam campanha 100% IA feita com Veo 3

A LATAM Airlines virou a primeira marca brasileira a apostar todas as fichas na inteligência artificial do Google para criar…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo transforma Nadal aposentado em gamer casual

A Vivo encontrou um jeito criativo de manter Rafael Nadal relevante pós-aposentadoria: transformá-lo em gamer de sofá. O novo filme…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Nike reedita dupla Ronaldo e Ronaldinho para campanha de terror que promete “acabar com futebol sem graça”

A Nike decidiu que a melhor forma de combater o futebol burocrático é transformar seus maiores craques em personagens de…

1 dia Atrás
  • Criatividade

A publicidade é política. Nossa presença Trans em Cannes também

Estar em Cannes Lions 2025 foi algo que jamais imaginei que pudesse acontecer. Como pessoa trans e profissional da área…

1 dia Atrás