Netflix está proibida de concorrer no Festival de Cannes • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Netflix está proibida de concorrer no Festival de Cannes

Plataforma não poderá inscrever suas produções para a Palma de Ouro

por Ana Roza

Depois de recusar transmitir seus filmes nos circuitos de cinema franceses, a Netflix está oficialmente fora da corrida pela Palma de Ouro. Quem anunciou a decisão foi Thierry Frémaux. O chefe do festival deixou claro que a empresa pode participar das exibições, se assim desejar, mas não está mais apta a se inscrever no prêmio.

“A Netflix ama os tapetes vermelhos e amaria apresentar outros filmes aqui. Mas eles não entendem que a intransigência do modelo de trabalho deles é o oposto do nosso.”

Thierry reforça que Cannes está atenta para as mudanças que a tecnologia traz ao entretenimento, principalmente em novas formas de consumir conteúdo e materiais para o cinema. Apesar disso, a velha base da academia continua intacta e “ainda triunfa na era de ouro das séries para a TV”. Para eles, a história do cinema e a história da internet são duas coisas distintas.

O festival sofreu algumas críticas quando aceitou a inscrição da Netflix no último ano, com “Okja” e “The Meyerowitz Stores”. Apesar da recepção positiva quanto às produções, nenhuma delas teve exibição fora da plataforma, além de algumas salas de cinema nos EUA, o que aparentemente irritou a comissão.

Na época, o problema havia sido a própria regulamentação nacional. Para acalmar os ânimos, o festival decidiu que a partir de 2018 só aceitaria inscrições das produções que estivessem comprometidas em passar seus filmes pelos cinemas franceses.

Apesar de reverenciar a importância do cinema, as decisões de Frémaux tem um cunho comercial. Para manter o “garbo e elegância”, por exemplo, as selfies foram banidas do tapete vermelho. As sessões prévias para a imprensa também foram cortadas, essas, não por atrapalharem o fluxo do festival, mas talvez para não desencantar o público sobre algumas produções. Para evocar a “surpresa total”, críticos irão assistir os filmes ao mesmo tempo que a audiência geral.

Assim como aconteceu com o Cannes Lions

, o movimento é uma valorização do meio em si – não só do cinema, mas da própria origem do Festival de Cannes.

 

 

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro