Pôsteres de “Missão: Impossível – Efeito Fallout” corrigem erro de “Nação Secreta” • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pôsteres de “Missão: Impossível – Efeito Fallout” corrigem erro de “Nação Secreta”

Paramount teve o cuidado de não objetificar as principais atrizes do elenco na divulgação da nova sequência da franquia

por Pedro Strazza

“Missão: Impossível – Efeito Fallout” está começando a aparecer no horizonte no calendário de estreias e a Paramount já está engrenando na campanha de divulgação do sexto episódio da franquia estrelada por Tom Cruise. Depois do primeiro trailer e do vídeo de bastidores da cena de ação com os helicópteros, o estúdio lançou nos últimos dias mais duas prévias (esta e esta) e vários cartazes para impulsionar o marketing da produção comandada por Christopher McQuarrie.

Entre as artes publicadas nas redes sociais da empresa, três acabam ganhando destaque por corrigir uma pequena polêmica encarada pela Paramount na época da divulgação do episódio anterior da série, o “Nação Secreta” que colocou Cruise pra voar do lado de fora de um avião. Na época, a equipe de marketing do longa foi criticada nas redes sociais por conta da forma como apresentou os personagens da continuação nos pôsteres dedicados aos atores: enquanto todos os homens eram apresentados em poses heroicas e “normais”, o cartaz dedicado à agente Ilsa Faust interpretada por Rebececca Fergunson era feito com todos os clichês sexistas possíveis, colocando a atriz para fazer uma pose “quebra-costas” – em outras palavras, com a atriz olhando para trás para dar algum destaque à sua bunda. Confira abaixo no comparativo que reúne todas as artes individuais publicadas na época.

Já as versões dos pôsteres de personagens para “Efeito Fallout” parecem ter aprendido a lição com os erros do anterior. Além de mais atrizes ganharem destaque nas nove artes individuais – o que era um passo óbvio, dado o maior número de atrizes envolvidas no elenco principal da nova aventura do agente Ethan Hunt (Cruise) – a divulgação da sequência coloca as três personagens femininas escolhidas em posições menos sexualizantes e mais adequadas ao tom do filme. Fergunson, Angela Bassett e Vanessa Kirby surgem nos cartazes em ação e distantes de qualquer objetificação, seja segurando um celular ou empunhando armas.

O pôster de Bassett está um tanto próximo de cair na armadilha da sexualização por conta da posição “misteriosa” da personagem na arte, mas o marketing da Paramount teve o cuidado de evitar a questão sobrepondo discretamente a parte de trás da veterana com o título do filme. Já Kirby ocupa uma posição ameaçadora mesmo estando em um vestido mais sexy, como bem atenta Scott Mendelson na Forbes. Veja abaixo as três artes.

Além desta “correção”, as nove artes divulgadas pela Paramount também aumentam a dúvida sobre o destino do personagem de Jeremy Renner na franquia, já que o ator não aparece em nenhum dos cartazes individuais e mostra-se ausente nos trailers da sequência. O ator parece estar em uma “onda de azar” nas grandes franquias hollywoodianas, pois além de “Efeito: Fallout” ele também não deu as caras – seja na divulgação, seja no filme – em “Vingadores: Guerra Infinita”, filme do Marvel Studios

que está fazendo bilhões nas bilheterias mundiais neste exato momento.

Você pode checar com seus próprios olhos a ausência de Renner neste pacote de cartazes individuais abaixo. O novo “Missão: Impossível” chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de julho.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro