Mamilos 150 - Um Caminhão de Problemas • B9
Logo - Mamilos

Um Caminhão de Problemas

Mamilos ##150

Ouvir Um Caminhão de Problemas no Spotify
Ouvir Um Caminhão de Problemas no Google Podcasts
Ouvir Um Caminhão de Problemas no Apple Podcasts
Ouvir Um Caminhão de Problemas no Pocket Casts
Capa - Um Caminhão de Problemas

Jornalismo de peito aberto

O país assistiu durante a semana os reflexos da paralisação dos caminhoneiros e empresas de transporte em um aparente protesto ao preço do óleo diesel. Ao longo dos dias o caos anunciado se confirmou: filas nos postos, combustível já falta e preços com grandes variações; hospitais suspendendo procedimentos; ônibus com frotas reduzida; aeroportos prejudicados, comércio com falta de alimentos; coleta de lixo prejudicada; possibilidade de racionamento de energia em Roraima e de falta de água no Rio de Janeiro. Mesmo diante de tantos problemas o movimento ganhou apoio de grande parte da população.

Com o país entrando em colapso, o governo recebeu representantes da categoria na quinta-feira à noite, em Brasília. Muitos chegaram a acreditar que havia se chegado a um acordo, mas sexta-feira amanheceu com a continuidade do movimento. Em resposta, o presidente Michel Temer anunciou o uso das Forças Armadas para desobstruir as estradas.

Ainda assim, a paralisação não cessou, e domingo o presidente voltou a receber representantes e apresentou mais uma proposta para atender as demandas do movimento.

A partir de segunda, o movimento se fragmentou, com parte dos caminhoneiros querendo encerrar a paralisação – entendendo que a principal pauta, o aumento do diesel, já tinha sido resolvida – e outra parte queria continuar, percebendo que esse poder de mobilização poderia ser usado para outras agendas. É um impasse que envolve economia, política, questão fiscal, tributária, logística, trabalhista, produtiva.

Para tentar entender esse enrosco buscamos escutar os diferentes atores dessa tragédia. E pra nos ajudar a costurar essas visões trouxemos ajuda de peso. Na mesa temos Jaqueline Costa, engenheira que trabalha há 16 anos com petróleo e também ajuda com as pautas do Mamilos; e João Paulo Charleaux, repórter especial do Nexo. Também contamos com as participações especiais de Joana Treptow, Siandra, Machado, Ana Paula, Firpo, Tadeu, Ildo Sauer e Ana Carla Abrão.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

 

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

www.padrim.com.br/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini

Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco

Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral.

========

FAROL ACESO

Jaque: Livro “Política – Nós Também (Não) Sabemos Fazer”;

João: Livro “O Corcunda de Notre-Dame”;

Cris: Programas do Roda-Viva com Ciro Gomes e Guilherme Boulos;

Ju: Filme “The Post: A Guerra Secreta”.