Indústria da Cannabis, tecnologias imersivas e outros assuntos que estarão no SXSW 2019

Festival começa a revelar seus principais temas e palestrantes para a próxima edição

por Soraia Alves

O SXSW 2019 começa a dar as caras. O festival queridinho de Austin tem anunciado parte dos palestrantes que estarão na edição do ano que vem, além de elencar os 10 principais assuntos que serão destaques nos painéis da conferência.

Segundo a organização do festival, a próxima edição do SXSW contará com mais de 500 sessões e, entre os assuntos propostos, alguns se destacaram por terem recebido muitas submissões pelo Painel Picker.

Com os temas selecionados, o festival apresenta suas 10 tendências principais em temas para 2019:

A indústria da Cannabis em evolução: o mercado de produtos que utiliza Cannabis está expandido, e diversas empresas já têm planejamentos concretos para se juntarem a essa nova indústria. No festival, o debate abordará as mudanças nos regulamentos, projetos de grandes empresas, possibilidades de investimento, entre outros assuntos do chamado “mercado verde”.

O papel humano na indústria musical: mesmo com tecnologias e ferramentas que possibilitam a total automação do processo de criação musical, a curadoria humana ainda é essencial para garantir criatividade e resultados originais. Mas até quando?

Blockchain e a internet 3.0: embora o blockchain já seja uma realidade, há muito o que entender sobre ela, principalmente em relação ao seu papel na construção de um novo tipo de relacionamento e interação na internet.

Realidade Estendida: as tecnologias imersivas são sempre assunto no SXSW, mas nesse ano, os debates apontam para como essas tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista) já não estão mais em fases de experimentações e já estão (ou deveriam estar) em nosso dia a dia.

Segurança digital: assunto recorrente em 2018, a segurança digital também aparece como tema de destaque no SXSW 2019. Será que ainda confiamos nos ambientes digitais (ou nunca confiamos de verdade)?

Novas propostas de mobilidade: projeto de mobilidade urbana devem abundar o SXSW 2019, principalmente com propostas e debates sobre o que pode ser feito para melhorar (ou solucionar o problema) nas grandes cidades.

Serviços de assinatura: se já pagamos Spotify e Netflix (de acordo com a preferência de cada um), a tendência é que na próxima década os boletos de assinaturas de serviços sejam bem mais numerosos e indo além dos serviços de streaming.

Os trabalhos do futuro: tecnologias como robótica e inteligência artificial estão mudando o cenário de empregos do futuro. O que podemos esperar?

A hora dos documentários: antes considerados “cults”, os documentários agora chamam a atenção do público e crescem em bilheterias. É a hora de falar sobre isso.

Música e blockchain: como esses dois assuntos se relacionam? Os debates giram em torno de como a indústria da música pode ou não se beneficiar da tecnologia blockchain.

Palestrantes confirmados

Entre os palestrantes já confirmados para a próxima edição do festival, alguns nomes representam bem os temas já mencionados, como Jessica Brillhart, fundadora do estúdio independente Vrai Pictures e a principal cineasta de realidade virtual do Google.

Aparecem também entre os confirmados Kevin Systrom,CEO e co-fundador do Instagram; Susan Fowlerex-engenheira da Uber; Kimberly Bryant, fundadora da Black Girls CODE; Elisabeth Moss, atriz e produtora; e Brené Brown, pesquisadora e autora de best-sellers. Para ver a lista completa de palestrantes já anunciados, clique aqui.

O SXSW 2019 acontece entre os dias 08 e 17 de março em Austin, Texas.

Compartilhe: