Clicky

Golpe utilizava aplicativos fitness falsos e Touch ID para roubar dinheiro dos usuários

Golpe utilizava aplicativos fitness falsos e Touch ID para roubar dinheiro dos usuários

Fraude envolvia dois apps que fingiam ser destinados ao público fitness

por Matheus Fiore

Dois aplicativos falsos que chegaram à App Store estavam utilizando o Touch ID para roubar dinheiro dos usuários. O Fitness Balance e o Calories Tracker se passavam por apps de saúde até que, recentemente, a Apple os tirou da loja.

Os aplicativos prometiam calcular o IMC dos usuários, além de promover um acompanhamento da ingestão diária de calorias ou criar lembretes par aingerir líquido. O problema é que, por trás dessas funcionalidades típicas de apps fitness, o Fitness Balance e o Calories Tracker tinham um esquema.

Os apps disparavam uma janela pedindo para proteger os dados com impressão digital. Ao concordar, o aplicativo imediatamente abria uma janela com um pedido de pagamento de U$ 199,99. O objetivo era pegar os usuários desavisados, que clicassem de forma rápida, sem prestar atenção no conteúdo.

Os usuários identificaram o problema e relataram para a Apple, o que resultou no banimento dos dois aplicativos. De acordo com o WeLiveSecurity, o Fitness Balance teve uma classificação média de 4,3 estrelas e recebeu pelo menos 18 avaliações positivas. Essas avaliações, provavelmente, foram falsificadas pelos golpistas para passar credibilidade ao app.

Compartilhe: