Jornal na Finlândia estampa piores notícias do ano em suéteres de Natal

Assédio sexual, mudanças climáticas, plástico nos oceanos, manipulação tecnológica e guerras são os cinco temas estampados nas peças

por Soraia Alves

Nos países onde faz frio na época do Natal, algumas pessoas mantém a tradição do suéter temático para a data, uma peça que sempre vira piada por não ser lá muito bonito.  Pegando esse gancho, o Helsingin Sanomat, maior jornal em circulação na Finlândia, teve a ideia de colocar as piores notícias do ano como estampa destes suéteres de Natal.

A campanha “Ugly Truth Sweaters” leva alguns dos temas mais desafiadores deste ano como inspiração para as peças de vestuário. Temas como assédio sexual, mudanças climáticas, excesso de plástico nos oceanos, a manipulação tecnológica e guerras são os cinco temas desenvolvidos na edição especial dos suéteres.

O posicionamento da campanha usa o mote “A verdade pode ser feia, mas nunca sai de moda”, lembrando da importância do jornalismo. As blusas também estão sendo enviadas para líderes, como a fundadora do movimento #MeToo, Tarana Burke, e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Martti Ahtisaari. As peças chegam em conjunto com artigos publicados pelo jornal e que analisam cada tópico abordado em detalhes.

A agência TBWA \ Helsinki ajudou o jornal a realizar a ideia.

Compartilhe: