Google lança programa de inteligência artificial para identificar doença na Tailândia

Doença causada por diabetes pode levar à cegueira, mas possui tratamento preventivo; empresa já implantou projeto semelhante na Índia

por Soraia Alves

O Google anunciou nesta quinta-feira (13) o lançamento de um programa especial na Tailândia que usa inteligência artificial para detectar uma doença diabética ocular na população do país.

A doença é capaz de causar cegueira permanente, mas possui tratamento preventivo. De acordo com um estudo citado pelo Google, o fato de ser um grande produtor de açúcar faz com que o consumo do alimento também seja grande na Tailândia. Com isso, dos 69 milhões de habitantes do país, 5 milhões são pacientes diabéticos já diagnosticados.

Por outro lado, o país tem apenas 1.400 oftalmologistas à disposição da população. Com isso, o Google teve a iniciativa de levar o projeto para ajudar nos exames oftalmológicos e diagnósticos, além de ser um importante case para a empresa mostrar os benefícios da implantação das novas tecnologias para a sociedade.

O projeto, que funcionará em parceria com um hospital estatal da Tailândia, já foi implantado de forma semelhante na Índia. Segundo as informações, a taxa de precisão dos diagnósticos é de 95%. Um sistema parecido já tem sido usado no Moorfields Eye Hospital, em Londres, ajudando médicos a diagnosticarem mais de 50 tipos de doenças oculares.

Vale ressaltar que em outubro o Google anunciou para 2019 a doação de, aproximadamente, US$ 25 milhões para projetos humanitários e ambientais que utilizem inteligência artificial.

Compartilhe: