Nova campanha da Lyft quer lembrar você de todo o estresse que é dirigir

Comerciais criados pela Wieden + Kennedy colocam aplicativo como contraponto a todo o desgaste diário de lidar pessoalmente com o tráfego das grandes cidades

por Pedro Strazza

Dirigir está se tornando um hábito exaustivo nos dias de hoje. Com um número muito acima do saudável de carros saindo às ruas todos os dias, o trânsito se tornou um desafio constante no tráfego das grandes cidades, o que torna a atividade de conduzir um veículo com as próprias mãos e lidar com alternativas para escapar dos congestionamentos uma prática das mais desgastantes.

É exatamente esta sensação de saco cheio que é base para a nova campanha da Lyft. O aplicativo de transporte rival do Uber lançou ontem (12) dois comerciais rápidos que buscam lembrar o espectador do quão insuportável pode ser dirigir e, claro, como é muito mais fácil e rápido pedir um táxi pelo seu app.

O curioso, porém, é como a marca traduziu isso nas duas peças. Criados pela Wieden + Kennedy New York, os vídeos brincam bastante com a linguagem monossilábica com a qual os passageiros geralmente se comunicam com seus motoristas de táxi, algo que nos comerciais vira o resumo desta sensação de “abreviação” que a Lyft quer trazer à sua marca.

O primeiro vídeo da ação, intitulado “Nope/Yep” e com 60 segundos de duração, traz por exemplo um motorista que resolve “voltar atrás” na decisão de ir pros afazeres do dia e pedir um táxi. Todos os clichês surgem no caminho de volta, incluindo acidentes, congestionamentos e vendedores de carro querendo passar veículos mais caros – todos “negados” para dar lugar ao simples “yep” que as pessoas costumeiramente dão ao motorista quando entram no táxi. É um exercício de contraposição muito feliz.

Já a segunda peça, mais rápida com seus meros 30 segundos, é mais direta ao ponto da campanha. “Yep, You Can” não só diz o mote do comercial como também mostra a variedade de maneiras de dizer “sim” ao taxista – e rola até uma participação especial de John Cleese no meio do caminho. Veja abaixo:

Os dois comerciais são dirigidos por Tom Kuntz e carregam o slogan “Download & ride”.

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