Ford desenvolve casinha antirruído para proteger animais do barulho dos fogos

Fabricante usou a tecnologia antirruído aplicada na cabine dos veículos para criar uma casinha de cachorro que protege os ouvidos caninos de barulhos altos

por Soraia Alves

Pensando nos animais que sofrem com o barulho dos fogos de artifício nessa época do ano, a Ford Europa usou a tecnologia antirruído aplicada na cabine dos veículos para criar a Quiet Kennel, uma casinha de cachorro que protege os ouvidos caninos.

A casinha de cachorro antirruído da Ford conta com microfones e um sistema e áudio. Quando os microfones detectam o som dos fogos de artifício o sistema de áudio emite frequências opostas para anular ou reduzir os ruídos. Ela também dispõe de paredes com isolamento acústico, piso redutor de vibração e ventilação à prova de som.

A ideia foi inspirada na tecnologia de cancelamento de ruído que a Ford desenvolveu para tornar a cabine dos veículos mais silenciosa para os ocupantes. Quando os microfones captam níveis mais altos de ruído do motor ou da transmissão, eles são neutralizados por ondas sonoras opostas do sistema de áudio.

Segundo Graeme Hall, um dos adestradores de cães mais famosos do Reino Unido, para muitos animais, os fogos de artifício são assustadores: “Comparados aos seres humanos, os cães podem ouvir sons a uma distância quatro vezes maior e em uma faixa muito mais ampla de frequências. Por isso, em épocas como o Ano Novo a melhor solução é preparar um lugar onde os animais de estimação possam se sentir seguros e felizes”, explica. 

Embora o projeto ainda seja um protótipo, a tecnologia tem potencial para tornar as comemorações muito mais tranquilas para os cães e seus donos, que acabam acompanhando o desespero dos animaizinhos.

Compartilhe: