Depois de 43 anos no mercado, DM9DDB anuncia fusão com a Sunset e fim da marca DM9 • B9

Depois de 43 anos no mercado, DM9DDB anuncia fusão com a Sunset e fim da marca DM9

Executivos da Omnicom e do Grupo ABC já estudavam o que fazer pelo futuro da agência. Resultado é a criação da SunsetDDB

por Soraia Alves
Capa - Depois de 43 anos no mercado, DM9DDB anuncia fusão com a Sunset e fim da marca DM9

O anúncio do fim da DM9 deixou muita gente envolvida com o mercado publicitário nostálgica. Segundo a informação divulgada pelo site Meio & Mensagem,a DM9DDB foi incorporada pela Sunset, surgindo assim a SunsetDDB. Com isso, a marca DM9, presente há 43 no mercado publicitário nacional, deixa de existir. 

A fusão vem depois de perdas recentes e significantes da DM9, como as contas do Itaú e da Johnson & Johnson. Nos últimos meses, executivos da Omnicom e do Grupo ABC já estudavam o que fazer pelo futuro da agência, e o resultado foi o surgimento da SunsetDDB, que será comandada por Guto Cappio, atual presidente da Sunset.

Apesar dos problemas, em 2018, a agência também incorporou novos clientes importantes, como a Vigor e a OLX. Além disso, a DM9 ainda aparece bem cotada entre os profissionais da área. Segundo o Meio & Mensagem, em pesquisa feita pela Agency Scope neste ano, a agência apareceu como segunda colocada no ranking de conhecimento espontâneo.

A história da DM9

A DM9 é uma das principais agências da história da publicidade brasileira. Foi criada em 1975, em Salvador, pelo publicitário Duda Mendonça (o nome da agência é referência às suas iniciais), e em 1989 foi comprada por Nizan Guanaes e Guga Valente. Foi então que a agência se associou com a rede internacional DDB, e transferiu sua sede para São Paulo.

Ao longo dos anos, a agência colecionou clientes importantes, um portfólio invejado e prêmios de reconhecimento, como mais de 100 Leões do Festival Internacional de Cannes.

Entre a extensa lista de campanhas icônicas da agência, vale citar a “Mamíferos”, da Parmalat, a “Pipoca com Guaraná”, do Guaraná Antarctica e a “Completamente Louco”, do Itaú.

Sem grandes destaques nas campanhas deste ano, a agência chamou atenção pela polêmica gerada com a campanha de Natal da Perdigão, que foi alvo de protestos por reforçar estereótipos racistas ao retratar as famílias do comercial.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link