Clicky

Após controvérsia, Adidas retira das lojas tênis em homenagem ao Mês da História Negra

Após controvérsia, Adidas retira das lojas tênis em homenagem ao Mês da História Negra

Calçado em teoria era inspirado no Renascimento do Harlem dos anos 1920, mas o visual branco gerou ondas de críticas à marca nas redes sociais

por Pedro Strazza

Se no Brasil novembro é o mês da Consciência Negra, em países como os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido fevereiro é tradicionalmente considerado o Mês da História Negra (ou Black History Month, em inglês), uma época em que se relembra as personalidades e principais eventos da diáspora africana pelo mundo. Por conta de sua importância, várias marcas buscam divulgar (e capitalizar em cima) a data com todo tipo de ação, mas nem toda ideia acaba dando muito certo.

Quem se deu mal neste processo este ano foi a Adidas, que resolveu vender uma linha especial de seus tênis em homenagem ao Mês da História Negra. Entre os produtos criados para o momento, um dos calçados tinha o visual inspirado no Renascimento do Harlem, um movimento cultural dos anos 20 que presentou a humanidade com nomes como James Baldwin, Langston Hughes, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Billie Holliday e Dizzy Gillespie.

O problema é que o tênis, além de nomeado “Uncaged”, era inteiro da cor branca, algo que imediatamente causou mal-estar entre diversos usuários das redes sociais.

Não demorou muito para a Adidas perceber o erro de cálculo. Lançado no início do mês, o calçado “Uncaged” já foi retirado das lojas pouco depois da marca emitir uma declaração à imprensa e o público pedindo desculpas pelo erro. “Durante os estágios mais avançados do processo de design, nós adicionamos um tênis de corrida à coleção que nós depois percebemos que não refletia o espírito e a filosofia da forma como a Adidas reconhece e honra o Mês da História Negra. Depois de cuidadosa consideração, nós decidimos retirar o produto de nossa coleção” escreve os representantes da empresa na nota.

Além do infame tênis branco, os outros calçados da linha que prestam reverência ao Mês da História Negra são respectivamente os adidas Ultra Boost, Harden Vol. 3 e Dame 5 que você pode conferir abaixo, da esquerda para a direita.

Compartilhe: