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“Make Room”: Netflix lança campanha em defesa da diversidade em Hollywood

Vídeo estrelado pela atriz Uzo Aduba pede a todos os membros da indústria que “abram espaço” para vozes e histórias ainda não ouvidas

por Pedro Strazza

A Netflix está vivendo um momento e tanto dentro da indústria do entretenimento. Enfim reconhecida (mesmo que de forma hesitante) pelo prêmio máximo de Hollywood, o Oscar, a empresa de streaming só vem registrando números de crescimento, seja de usuários ou de produções originais, e se firmou nas últimas semanas como nova força do cenário ao ser aceita na Motion Picture Association of America, instituição que reúne todos os grandes estúdios e praticamente dita os caminhos da indústria.

A gigante vermelha, porém, não está aí apenas para seguir as regras de cabeça baixa, pretendendo seguir promovendo a diversidade em suas produções até onde for possível. É algo que se reflete nas campanhas publicitárias da companhia dirigida por Reed Hastings, que na tarde de ontem (28) lançou um novo vídeo que reforça o desejo da empresa em dar voz a todas as grandes vozes criativas do mercado.

Intitulado “Make Room”, o vídeo de pouco mais de um minuto não economiza no star power, trazendo a atriz Uzo Aduba para proferir um discurso sobre “dar espaço” para que todos possam contar suas histórias enquanto passei por produções originais da Netflix que refletem esta vocação da plataforma por projetos com esta característica – incluindo “Nanette”, “Roma” e “Dear White People”. “Vamos abrir espaço para vozes que ainda estão para ser ouvidas, para histórias que estão para ser contadas. Nós estamos abrindo espaço para que você as encontre ou elas o encontrem” resume Aduba ao fim do comercial, criado pela Netflix em parceria com a Red & Co. – confira acima a peça na íntegra.

Esta curiosamente não é a primeira vez que a marca cria uma campanha com base em sua vocação para a diversidade. Além de “Make Room”, a Netflix lançou em meados do ano passado a peça “A Great Day in Hollywood”, que reunia todos atores, diretores e roteiristas negros que trabalham com a plataforma (incluindo aí gente como Spike Lee, Ava DuVernay e Lena Waithe) para celebrar a abertura do catálogo da empresa para produções criadas e estreladas por negros, num discurso cuja potência é bastante similar ao do novo anúncio.

“Nós queríamos que todo mundo pensasse mais profundamente sobre o porquê da diversidade ser algo bom, indo além das próprias questões de representatividade” escreve a fundadora e diretora criativa da Red & Co. Mira Kaddoura na divulgação do comercial; “Sob a fachada do ‘Make Room’, nós podíamos conversar sobre a necessidade de abrir espaço na indústria, mas também a necessidade para fazer o mesmo com espaço criativo, inovação, novos gêneros, vozes e histórias que as pessoas amam e se conectam com”.

Esta questão de “pensar mais profundamente” se reflete na equipe por trás da concepção de “Make Room”. Além de Kaddoura ser uma das responsáveis pelo comando da Red & Co. e de todos os atores e atrizes chamados, a peça é dirigida pelo diretor negro Malik Vitthal e contou com a ajuda da The Corner Shop, uma produtora que é inteira liderada por mulheres. “Era importante para a gente que nós mesmos abríssemos espaço e seguíssemos nosso próprio discurso” conclui Kaddoura.

Além do vídeo, a campanha “Make Room” vai contar com outras publicações no formato com entrevistas dos “talents” da Netflix sobre quem “abriu espaço” para eles estourarem na indústria, um gesto singelo de agradecer e ressaltar todo o esforço coletivo por trás do audiovisual.

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