SXSW 2019: Por dentro do “The Daily Show” com Trevor Noah (e grande elenco)

Equipe do late show que hoje é um dos mais populares das redes sociais compartilhou com o público de Austin seus processos criativos e os planos para a cobertura das eleições de 2020

por Juliana Wallauer

Trevor Noah e sua equipe produzem o late show com maior engajamento nas redes sociais, o “The Daily Show”. Foi uma delícia assistir ao vivo a dinâmica entre os participantes, como as piadas brotam a cada segundo, como eles se provocam e se complementam. 

Foi sensacional ouvir Noah falar que eles não escrevem segmentos para serem virais, que não é assim que as coisas funcionam. As filmagens entre cenas são um exemplo. Durante os intervalos Trevor costumava conversar com a audiência sobre qualquer coisa que viesse à mente. Um dia um fã perguntou porque essas conversas – muitas vezes hilárias – não iam para o youtube também. E foi assim que esses momentos de descontração viraram conteúdo, complementando como ying para yang o trabalho mais estruturado, dentro de script, feito com base em muita pesquisa e fact check, do “The Daily Show”. Por ser autêntico, orgânico e espontâneo esse conteúdo engaja as pessoas de uma forma diferente.

Sobre a polarização que divide o país, Noah diz: “Quando eu cobri campanha em 2014 uma coisa que me chamou atenção foi como os candidatos depois de serem violentos na frente da câmera eram amigáveis e tomavam drinks juntos rindo do que falaram. E eu fiquei: ué, porque vocês não filmam isso também? Porque as pessoas que seguem vocês estão se matando, justamente por não verem como vocês são civilizados longe dos holofotes”.

Sobre os planos para 2020, Trevor assume um papel muito maior do que divertir e entreter: “Eu acredito que os eleitores deveriam ser informados sobre o que eles precisam pra votar. E essa vai ser nossa jornada: de forma apurada contar a história sobre o que está acontecendo. Acredito que você deve ir votar sabendo o que o seu candidato acredita, sobre tudo o que afeta sua vida”. 

“Em 2020, a America vai ter que decidir quem é? Muita gente não votou na ultima eleição. Agora temos que decidir.” 

Trevor Noah

Mas como falar sobre temas complexas em entrevistas de 5 minutos? A saída que a equipe encontrou para esse dilema foi convidar a audiência para assistir o conteúdo completo na internet. É mais justo com o entrevistado que tem a oportunidade de mostrar suas ideias dentro do contexto, sem edição. 

Em meio a crise de credibilidade que vivemos – com toda a indústria jornalística sob ataque, tentando ao mesmo tempo reinventar modelo de negócio e reconquistar a fé do público em seu papel democrático – é fascinante que sejam os comediantes que se levantem para propor soluções. 

> Confira a cobertura completa do B9 na SXSW 2019

Compartilhe: