SXSW 2019: Na era da tecnologia, o próximo desafio são os seres humanos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2019: Na era da tecnologia, o próximo desafio são os seres humanos

Palestras do festival mostram que o grande desafio da humanidade agora não é desenvolver novas tecnologias, mas se adaptar a elas

por Luciane Aquino

Era de se imaginar que as palestras do SXSW 2019 fossem sobre alguns dos grandes avanços tecnológicos. Temas não faltam: inteligência artificial, computação quântica, edição genética, entre outros. As duas primeiras estrelas do maior evento de criatividade e inovação do planeta, no entanto, dominaram o palco principal para falar de… emoções humanas.

Esta tendência tem sido clara desde a edição de 2018. Estamos em um momento único, em que o caminho das inovações tecnológicas começa a ficar mais evidente do que boa parte do que vemos há décadas nos filmes de ficção. Robôs cada vez mais presentes em todas as áreas, máquinas mais inteligentes do que o homem e capazes de aprender e evoluir sozinhas, a eliminação de doenças e até carros voadores. É tudo questão de tempo.

O maior desafio, agora, é saber como vamos lidar com tudo isso.

“Estamos desesperados buscando humanização enquanto estamos construindo uma sociedade cada vez mais desumanizada.” afirmou Esther Perel no SXSW; terapeuta de casais que já tinha sido uma das atrações mais aplaudidas da edição passada ao falar sobre as relações conjugais modernas, ela voltou ao festival em 2019 para falar sobre a importância nas relações interpessoais no trabalho e o quanto isso vem mudando por causa das mudanças nas nossas relações fora do trabalho. “Nós nunca na história depositamos tanta expectativa no trabalho”, diz a terapeuta; “Nós queremos que ele se adapte a nós, que nos traga reconhecimento, que esteja de acordo com o nosso propósito. Há alguns anos, as pessoas trabalhavam para colocar pão na mesa e não por razões emocionais.”.

A palestra de abertura foi da pesquisadora Brené Brown, famosa por seus best-sellers sobre vulnerabilidade e pertencimento e com várias obras traduzidas no Brasil. Em uma narrativa que levou várias das quatro mil pessoas às lágrimas, Brown fez uma apaixonada defesa da necessidade dos seres humanos em se conectarem, de dialogarem e, principalmente, de terem a coragem de serem elas mesmas: “Seja você mesmo. É a única coisa que você vai fazer bem. Você será péssimo em todo o resto que tentar.” ela afirmou em determinado momento.

Nestes primeiros dias de conferência o que posso dizer é que na era da tecnologia temos grandes desafios, e o maior deles parece ser mesmo os seres humanos.

> Confira a cobertura completa do B9 no SXSW 2019

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro