SXSW 2019: Podemos viver sem papel?

Ou como a cidade de Dubai pretende se tornar uma cidade 100% tecnológica e acessível para turistas e habitantes até o ano de 2021

por Rafael Jardim / Líder de Operações, Sapient AG2

No último domingo (10), tive a honra de ver o painel da doutora Aisha Bint Butti Bin Bishr, diretora geral do Smart Dubai Office que é responsável pela digitalização de Dubai.

Dubai busca ser a experiência mais feliz para todos, sejam eles moradores ou visitantes, mas como fazer isso? Sendo um local inteligente e 100% digital, usando de tecnologias como inteligência artificial e blockchain para transformar a cidade em um local mais feliz, com menos burocracia e muito mais acessível. Dubai hoje tem como meta ser uma cidade que não consome papel a partir do ano de 2021.

Com uma ideia de centralizar e simplificar a vida de todos, a cidade criou o app Dubai Now. Hoje, existem mais de 1600 serviços que estarão disponíveis até 2021 através da aplicação.

O trabalho que está sendo feito não é fácil – bem pelo contrário – mas o resultado final promete ser uma experiência muito interessante para quem puder viver isso: “As pessoas querem tudo simples, mas o governo e o sistema são conservadores. Ou seja, a maior barreira não é a tecnologia e sim a cultura” diz a executiva.

A doutora Aisha tem gabarito para liderar isso em Dubai e espero que incentive outros governos. Aliás, para quem se interessar um pouco mais e até fazer parte disso, vale conhecer o Smart Cities Global Network, uma rede que conecta cidades e cidadãos de todos o mundo promovendo o compartilhamento de conhecimento, ideias, experimentos e experiências.

> Confira a cobertura completa do B9 no SXSW 2019

Compartilhe: