SXSW 2019: Uma aceleradora e um time de... humanos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2019: Uma aceleradora e um time de… humanos

Palestra de Douglas Rushkoff ressalta importância da sociedade voltar a usar a tecnologia e o empreendedorismo a seu favor

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - SXSW 2019: Uma aceleradora e um time de… humanos
Imagem: AUSTIN, TX – MARCH 09: Writer Douglas Rushkoff speaks onstage at Present Shock: When Everything Happens Now during the 2013 SXSW Music, Film + Interactive Festival at Austin Convention Center on March 9, 2013 in Austin, Texas. (Photo by Waytao Shing/Getty Images for SXSW)

Hoje meu dia por aqui começou meio decepcionante. 

Eu havia escolhido ver algumas sessões sobre realidade aumentada e MR mas não me encantei com nenhuma das duas. E com a FOMO comendo solta, me pus a caminho de uma palestra com um cara que já havia visto aqui outras duas vezes,  mas que pelo histórico talvez compensasse a manhã “fuóón” que tive. 

O cara, no caso, é Douglas Rushkoff, escritor serial e especialista em mídias americano que cada vez que publica um livro novo vem fazer uma palestra no SXSW. Este ano ele lançou “Team Human”, um livro que chama os leitores a relembrar e resgatar os bons e velhos valores humanos ao invés de se render passivamente à tecnologia. 

Engrossando um coro grande que vi por aqui, Rushkoff tomou uma posição clara contra o que ele chama de “mecanomorfismo”: basicamente o fato de nós querermos ser cada vez mais perfeitos e polidos e estarmos nos tornando cada vez mais parecidos com máquinas no nosso jeito massificado de agir, pensar, nos mostrar pro mundo. 

Ele também falou sobre como a internet e a tecnologia perderam a perspectiva que tinham há 10, 15 anos atrás. Naquele tempo, as startups nasciam perguntando “o que podemos fazer pelas pessoas?”. Agora, elas nascem pensando “como podemos fazer pessoas fazerem o que nós queremos que eles façam?”. Ao invés de criar tecnologia pras pessoas usarem, estamos criando tecnologia pra usar (n)as pessoas, diz ele.

Saindo da sessão, entrei numa outra na qual descobri a The Knowledge Society, que se define como uma “aceleradora de humanos”. Eles usam venture capital pra impulsionar a curiosidade e a pesquisa acadêmica de adolescentes entre 14 e 18 anos. 

Aqui, vi três destes estudantes falar sobre temas como computadores quânticos, nanotecnologia e edição de genes usando CRSPR – todos assuntos densos, profundos e complexos. Eles estavam super à vontade no palco de uma sala enorme, falando melhor do que muito palestrante experiente daqui.

Acabei o dia mais leve exatamente por ver que o venture capital também está sendo usado pra melhorar quem mais precisa avançar: o time dos humanos. 

> Confira a cobertura completa do B9 no SXSW 2019

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro