Globo lança livro digital sobre evolução de sua marca

A Globo lançou seu “brand book”, o chamado Livro da Marca que mostra a trajetória da marca e busca e reforçar o relacionamento da mesmo com o público.

O guia digital apresenta o processo de evolução pelo qual a marca passou nos últimos anos, acompanhando as mudanças nos mercados de criação, produção e distribuição de conteúdo no Brasil e no mundo, e pode ser acessado por qualquer pessoa.

Todos os detalhes do projeto foram pensados para representar de forma lúdica os valores da marca. O principal deles – o movimento – está traduzido num formato dinâmico, com elementos que permitem a interferência e interação de quem o acessa. O uso da tecnologia de programação Processing trouxe como resultado um ambiente totalmente vivo, onde nada é estático.

O movimento é destaque também na peça que abre o livro, o filme institucional “O Conto da Marca”, que mostra uma tradução estética dos valores da Globo de forma completa ou em recortes que detalham cada um de seus ativos.

Atualmente, a Globo possui mais de 115 marcas diferentes, seja dos produtos de Entretenimento, Jornalismo e Esportes, seja de iniciativas que visam reforçar a presença da Globo na relação com o público. E todas conversam com a marca institucional. E cada capítulo do Livro da Marca aborda o tema, desde o Sistema da Marca até a tipografia exclusiva da empresa chamada Globotipo.

Única seção fechada para funcionários e convidados, a área de downloads traz o logo da Globo e família completa da Globotipo, para que os elementos visuais corretos possam ser utilizados em diferentes ferramentas e situações.

Segundo Sergio Valente, Diretor de Criação do projeto, “Marcas contemporâneas não guardam segredos com as pessoas. E não guardar segredo é se expor. Expor os seus valores, o que se é. A Globo vem fazendo isso há algum tempo, é uma marca que quer conversar cada vez mais. O lançamento do Livro da Marca é parte desse caminho, parte da construção dessa marca aberta, humana. É um material público, que apresenta todos os atributos pelos quais essa marca conversa com as pessoas e com a sociedade”, afirma .

O Livro Marca completo pode ser acessado aqui.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

WhatsApp transforma música perdida de Gilberto Gil em case de privacidade com versão de Liniker

O WhatsApp encontrou um jeito criativo de falar sobre criptografia: usar uma música de Gilberto Gil perdida há 40 anos…

22 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

Mercado Livre cria festival de música próprio para conquistar Gen Z (e vira Lollapalooza do e-commerce)

O Mercado Livre decidiu que não basta vender produtos para a Geração Z – precisa criar experiências culturais. O e-commerce…

1 dia Atrás
  • Publieditorial

★ O futuro é cooperativo: a hora de apostar no poder do coletivo é agora

Crises climáticas, desigualdades e a busca por bem‑estar financeiro criaram o ambiente perfeito para soluções baseadas na colaboração. É nesse contexto…

1 dia Atrás
  • Cultura

Stranger Things divide temporada final em 3 partes e deixa episódio derradeiro para virada do ano; assista ao teaser

A Netflix encontrou um jeito de transformar a despedida de Stranger Things em evento de fim de ano: dividir a…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Nike transforma Kerolin em protagonista de game show de terror e leva experiência ao Villa-Lobos em SP

A Nike decidiu que a melhor forma de promover futebol feminino é transformando dribles em questão de sobrevivência. Kerolin, atacante…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Negócios

Vivo lança “IA Delas” para reverter cenário onde só 22% dos profissionais de IA são mulheres

A Vivo decidiu enfrentar um dado incômodo: apenas 22% dos profissionais de inteligência artificial no mundo são mulheres (Fórum Econômico…

2 dias Atrás