TikTok tem oferecido emprego a profissionais do Snapchat

Estratégia da empresa de tecnologia é aumentar sua presença nos Estados Unidos, e não apenas promover o aplicativo

por Soraia Alves

A startup chinesa Bytedance tem promovido uma grande onda de contratações nos Estados Unidos desde que levou o app TikTok para o país, em agosto de 2018. A estratégia da empresa de tecnologia é aumentar sua presença nos EUA, e não apenas promover o aplicativo. E os profissionais que trabalham no Snapchat estão na mira de contratações da empresa.

Segundo um ex-funcionário da Snap, empresa dona do Snapchat, no início deste ano, ele recebeu uma mensagem pelo LinkedIn de um recrutador para um trabalho de vendas em uma empresa descrita como “uma das poucas plataformas de conteúdo de sucesso impulsionadas pela Inteligência Artificial, com produtos disponíveis em mais de 150 mercados e em 75 idiomas, e cujo principal produto tinha mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente”.

O funcionário recusou a oferta, mas descobriu que se tratava da Bytedance. Pouco depois, ele soube que vários de seus colegas da empresa também foram abordados. Com isso, o TikTok já teria contratado pelo menos 14 pessoas da Snap, sempre com uma abordagem via LinkedIn.

O interesse do TikTok em profissionais com experiência no Snapchat pode ser explicado pela semelhança entre os produtos: “Eles têm os mesmos pontos de discussão. O pitch deck do TikTok é incrivelmente parecido ao do Snapchat, e eles também estão estimulando filtros, mas o TikTok está se concentrando numa interatividade além do rosto, que obviamente sabemos que o Snap está fazendo também”, disse um recrutador ao Digiday.

Contratar pessoas de concorrentes não é novo, especialmente na indústria de tecnologia. Mas não deixa de ser interessante ver a disputa entre as duas empresas dentro do cenário de Los Angeles, onde o TikTok e o Snap são baseados, e que é relativamente pequena em comparação a outras regiões de disputa por profissionais, como o Vale do Silício.,

Além de Los Angeles, o TikTok montou escritórios em São Francisco, Nova York e Chicago. Eles se juntam aos mais de 40 mil funcionários da empresa em todo o mundo.

Compartilhe: