Aplicativo Jumbo apaga seu histórico no Google, tweets antigos e mais

Disponível por enquanto apenas para o iOS, ferramenta consegue apagar até o histórico de uso da Alexa

por Matheus Fiore

Não é incomum vermos longas discussões acerca da privacidade de nossos dados na internet. O uso mercadológico de nosso registro de pesquisas e visitas no Google, por exemplo, é algo recorrentemente questionado, já que empresas utilizam tais dados para definir gostos e preferências dos usuários.

Também não é incomum vermos as longas discussões sobre o passado na internet. James Gunn, diretor dos dois “Guardiões da Galáxia”, por exemplo, foi demitido pela Disney após a internet resgatar tweets antigos com piadas referentes a estupro e pedofilia.

O aplicativo Jumbo promete proteger os usuários que temem passar pelos dois problemas citados. Ele deleta tweets antigos e os salva no celular do usuário ou em um armazenamento em nuvem. Mas há um limite: o app só pode apagar 3200 tweets por vez. Para deletar um número superior, o usuário terá que esperar alguns dias e refazer o processo. Já para deletar o histórico de buscas no Google, o Jumbo oferece opções para apagar os registros de um dia, uma semana, um mês ou desde a criação da conta Google.

Outras funcionalidades também fazem o Jumbo se destacar, como a possibilidade de deletar o histórico de comandos de voz da assistente pessoal Alexa, da Amazon. Também há uma ferramenta para controlar as configurações da conta Facebook para garantir mais privacidade, regulando o acesso de terceiros aos seus dados de aniversário, gênero, preferências políticas, número de telefone, likes, páginas seguidas e mais.

O aplicativo oferece três níveis de segurança – baixo, médio e alto – e o usuário poderá regular esses níveis de acordo com as preferências pessoais. Por ora, o Jumbo está disponível apenas para o iOS e pode ser baixado aqui. A empresa, porém, promete que em breve disponibilizará uma versão para Android.

Compartilhe: