Google Home e Amazon Echo ganharão streamings de música gratuitos

Gigantes da tecnologia entram na disputa com Spotify, mas serviços possuem limitações

por Matheus Fiore

Lançado em 2008, o Spotify reina absoluto quando se fala de serviços de streaming de música. Apesar de haver competidores grandes no mercado, como o Apple Music e o Deezer, nenhum conseguiu ainda o alcance e o sucesso do aplicativo sueco cor de verde.

O mercado, porém, está prestes a ter dois novos competidores – mesmo que a intenção dos lançamentos não seja competir diretamente com o Spotify. O Google e a Amazon estão preparando seus serviços de streaming gratuitos que serão acoplados ao Google Home e ao Amazon Echo, como reportou o Telegraph. Os serviços já existem, a novidade é que serão oferecidos de forma gratuita para os usuários dos assistentes pessoais das empresas.

Enquanto a Amazon lançará uma versão grátis de seu Amazon Music Unlimited, o Google fará o mesmo com seu YouTube Music. O primeiro estará disponível apenas nos Estados Unidos, enquanto o segundo será disponibilizado em 16 países. Ambos terão propagandas, porém.

Vale lembrar que, apesar de não ter o mesmo sucesso que o Spotify, o Amazon Music Unlimited possui 40 milhões de canções em seu catálogo, enquanto o concorrente sueco possui “apenas” 35 milhões.

Pelo fato de os serviços serem limitados aos assistentes pessoais, é difícil acreditar que as novidades causarão grande impacto na indústria do streaming de música. Os projetos parecem mais próximos de uma forma de potencializar as vendas do Google Home e do Amazon Echo. Apesar disso, o fato de o serviço de música da Amazon estar crescendo silenciosamente pode ser um sinal de que, em breve, a empresa investirá pesado para competir diretamente com o Spotify.

Compartilhe: