Artista brasileiro cria cartaz político para turnê nacional do Dead Kennedys no país

Cristiano Suarez sintetiza conflitos de classe do Brasil em bela ilustração para a passagem do grupo de punk pelo país

por Matheus Fiore

[Atualizado com o pronunciamento oficial da banda]

Com mais de 40 anos de trajetória e sendo uma das mais influentes bandas da história do punk rock, o Dead Kennedys é uma das bandas mais aguardadas pelos fãs de rock brasileiros em 2019. A banda tocará em quatro cidades brasileiras nos próximos dias 23 e 28 de maio e, faltando apenas um mês para o início da turnê, o artista brasileiro Cristiano Suarez criou uma bela arte para divulgar a chegada do grupo americano.

A arte, recheada de polêmica e com um forte posicionamento político, mostra uma família vestindo a camisa da seleção brasileira, mas com cruzes no lugar do escudo da CBF. Nos rostos, maquiagem de palhaço, nas mãos, armas.

Um dos membros da família diz amar “cheiro de pobres mortos pela manhã”. Ao fundo, uma favela é desenhada sendo engolida por chamas e explosões, enquanto na frente, abaixo da família de classe-média, há tanques de guerra com bandeiras que lembram as do partido nazista, mas com cifrões no lugar da suástica.

Apesar de a arte ser totalmente centrada no contexto brasileiro, por trazer um posicionamento crítico à classe média, ao exército brasileiro e à violência nas favelas, não é uma obra que se afaste tanto do conteúdo da banda. O Dead Kennedys, vale lembrar, sempre foi uma banda com posicionamentos políticos fortes e bastante críticos às elites liberais e governos como o de Ronald Reagan.

A arte, portanto, acaba encaixando perfeitamente com os ideais da banda, já que Reagan foi o presidente americano famoso por começar a guerra às drogas, política que, hoje, é um dos principais causadores dos absurdos índices de mortes nas favelas brasileiras.

[ATUALIZAÇÃO: 20h30]Em seu Twitter, o jornalista José Norberto Flesch, do Jornal Destak, noticiou que o grupo manifestou-se oficialmente sobre a arte. “Chegou ao conhecimento do Dead Kennedys que um poster foi divulgado promovendo nossos vindouros shows no Brasil.” diz o comunicado; “O poster foi lançado pelo produtor dos shows sem nosso conhecimento nem autorização. Dead Kennedys é uma icônica banda americana de punk rock que é conhecida por suas declarações políticas e posiciona-se fortemente de forma anti-fascista e anti-violência. Porém, a banda sente que não possui conhecimento suficiente sobre o contexto de outros países para falar sobre suas situações políticas. O poster divulgado não reflete um posicionamento político, nem a posição do Dead Kennedys. A mensagem da banda tem sido, e ainda é, pedir para que as pessoas pensem por elas mesmas, e não dizer o que elas devem pensar.”.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Compartilhe: