Google passa a reproduzir podcasts nos resultados de busca

Por enquanto válida apenas para programas gringos, ferramenta disponibiliza os três episódios mais recentes e conta com funções parecidas com a do Google Podcasts

por Pedro Strazza

2019 é tão o ano do podcast que agora até o Google resolveu investir pesado na mídia. Depois de lançar no meio do ano passado o seu aplicativo dedicado ao formato, o Google Podcasts, a empresa agora vai passar a permitir a reprodução de programas de áudio no seu buscador. Isso aí, agora você pode ouvir seus podcasts favoritos no computador pelo Google!

Anunciada discretamente no começo da semana na Google I/O 2019, a novidade por enquanto só está valendo para programas estadunidenses como os Serial da vida, mas seu funcionamento já está implantado no mundo inteiro e é bastante útil. Depois de procurado o podcast de preferência, o servidor do buscador disponibiliza os três mais recentes episódios da produção buscada, que podem ser reproduzidos no próprio web player do Google ou na página oficial do site para a mídia, o podcasts.google.com. O recurso funciona tanto para o desktop quanto para o mobile.

O modo de operação do reprodutor é praticamente o mesmo do Google Podcasts, permitindo que o usuário avance ou regrida no episódio escutado, ouça em velocidades diferentes e sincronize diversos aparelhos com o mesmo programa quando acessada a conta. O único problema no momento é um de navegação: depois que iniciado o programa, a ferramenta não possui uma interface que permita que você explore outros podcasts enquanto ouça outro no momento, forçando a abrir outras páginas para tanto.

Ainda não se sabe quando a função valerá para podcasts produzidos no Brasil, mas não se preocupe: a gente te avisa quando for possível ouvir a família B9 de podcasts inteira no buscador.

Compartilhe: