Projeto incentiva alunos a reconstruírem patrimônios destruídos no Oriente Médio usando Minecraft

Iniciativa acontece por meio do Minecraft Education Edition, plataforma da Microsoft com caráter pedagógico utilizado em escolas ao redor de todo o mundo

por Soraia Alves

Pensando no cenário de grande perda cultura pela destruição de inúmeros monumentos históricos no Oriente Médio, foi criado o projeto History Blocks que conta com o apoio da UNESCO. A iniciativa acontece por meio do Minecraft Education Edition, plataforma da Microsoft com caráter pedagógico utilizado em escolas ao redor de todo o mundo.

O projeto teve colaboração de professores que orientaram através de um plano de aulas a construção colaborativa de monumentos destruídos pela guerra no Oriente Médio e que já foram projetados na plataforma.

A estreia do History Blocks aconteceu em fevereiro deste ano, na Escola Bosque, zona sul de São Paulo e reconhecida pela Microsoft e UNESCO como escola modelo no uso de tecnologia como ferramenta de ensino no país. Bem sucedidas, as recriações digitais de dois grandes monumentos foram 100% completadas pelos estudantes em cerca de duas semanas.

O projeto já está presente em escolas em mais de 30 países. Qualquer escola que utiliza o Minecraft Education Edition pode acessar o plano pedagógico, que em um primeiro momento está em inglês. O passo a passo também estará disponível no site do projeto http://historyblocks.com.br/

O plano pedagógico foi desenvolvido com o apoio do professor Francisco Tupy, um dos principais especialistas em Minecraft no Brasil e referência na aplicação de jogos como método para aprimorar o ensino.  

Compartilhe: