Instagram permitirá vídeos horizontais no IGTV

Empresa acredita que revolucionará o aplicativo com novidade

por Matheus Fiore

Vídeos verticais se tornaram algo normal na nossa cultura desde o avanço das câmeras dos smartphones. Aos poucos, portanto, algumas empresas e plataformas começaram a oferecer maior suporte para esse modelo de filmagem. A Samsung, por exemplo, anunciou sua primeira televisão vertical.

Outra empresa que se adaptou às novas demandas – esta até mais do que as outras – foi o Instagram. Com o lançamento de seu IGTV, o Instagram entrou de cabeça no formato e incentivou muitos dos produtores de conteúdo da plataforma a produzir vídeos verticais.

O objetivo do Instagram com o IGTV, porém, sempre foi disputar com o maior portal de vídeos da internet, o YouTube, e o fato de a seção só permitir vídeos verticais acabou afastando boa parte dos produtores. Agora, a empresa dá um passo adiante e, pela primeira vez, permitirá que vídeos horizontais sejam postados em sua plataforma.

“Nós chegamos à conclusão de que isso é uma evolução em relação a onde o IGTV começou, acreditamos que é uma mudança correta para público e produtores. De muitas maneiras, abrir o IGTV para vídeos horizontais é similar ao que fizemos quando liberamos a plataforma para postagem de fotos em outros formados além do 1×1, como fizemos em 2015. Permitimos o florescer da criatividade e o crescimento do engajamento, e acreditamos que o mesmo acontecerá com o IGTV.” declarou o Instagram em uma postagem em seu blog oficial.

Após disponibilizar prévias do IGTV no feed comum da plataforma e até mesmo por conteúdo do IGTV na aba de descobertas, a abertura para conteúdo horizontal tende a atrair mais produtores de conteúdo para a plataforma. O IGTV se tornou a grande aposta do Instagram nos últimos anos, pois é, diferentemente dos Stories e das imagens e vídeos postados no feed, um espaço dentro do próprio aplicativo que abrange um conteúdo feito com maior acabamento.

Resta, portanto, observar como os usuários reagirão à novidade e se o Instagram finalmente se aproximará do YouTube na disputa pelo trono das plataformas de vídeos online.

Compartilhe: