Brasileiro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” vence principal mostra paralela do Festival de Cannes

Filme de Karim Aïnouz recebeu o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar, se tornando a primeira produção 100% nacional a receber a honraria principal do evento

por Pedro Strazza

O Festival de Cannes está em sua reta final, e conforme o evento se prepara para revelar o novo vencedor da Palma de Ouro neste próximo sábado (25), outras mostras já estão revelando suas listas de premiados. Isso inclui a Um Certo Olhar (ou Un Certain Regard, no original), principal mostra paralela à seleção oficial que acaba de revelar o filme brasileiro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” como vencedor do prêmio do júri.

O longa de Karim Aïnouz recebeu do júri liderado pela cineasta libanesa Nadine Labaki a principal honraria da mostra, que também concedeu ao russo Kantemir Balagov os prêmios de roteiro e direção por seu “Beanpole” e o de melhor atuação a Chiara Mastroianni pelo seu trabalho em “Chambre 212”, do francês Christophe Honoré. Houve ainda uma menção especial da comitiva ao “Liberté” de Albert Serra.

Produzido pela RT Features e adaptado de um livro escrito por Martha Batalha, o longa de Aïnouz é descrito pelo diretor como um melodrama tropical ambientado no Rio de Janeiro dos anos 40 sobre as vidas de Guida (Júlia Stockler) e Eurídice Gusmão (Carol Duarte), duas jovens que foram ensinadas desde a infância a serem invisíveis perante a sociedade. O elenco ainda com grandes nomes como Fernanda Montenegro, Gregório Duvivier e Marcio Vito.

Este é o segundo ano consecutivo em que uma produção brasileira sai com o prêmio principal da Um Certo Olhar – a co-produção entre Brasil e Portugal “Chuva É Cantoria Na Aldeia dos Mortos” já havia recebido a mesma honraria em 2018 – mas a primeira na História que um filme 100% nacional sai como grande vencedor da mostra. Além dos dois citados, “Eu Tu Eles” e “O Sal da Terra” já haviam recebido menções especiais em outros anos da mostra.

No Brasil, “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” é previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Compartilhe: